27 maio 2011

Barcarola Espumante Brut


No final de fevereiro conheci a Vinícola Barcarola, que tem seu varejo no Vale dos Vinhedos, mas a propriedade com cantina e vinhedos ficam no Vale Aurora, ainda na Serra Gaúcha. Conversei longamente com o enólogo César Petroli (foto), que tem formação na Itália (Univ. de Udine) e gentilmente me apresentou todos os seus vinhos. Lógico, comprei algumas garrafas.

Espumante elaborado pelo método Charmat, com segunda fermentação em autoclaves de aço inox, utilizando apenas a variedade Chardonnay.

Amarelo palha. Boa perlage. Aromas discretos, frescos. Não boca tem ótima acidez e ao mesmo tempo é cremoso. Leve, com boa sensação da fermentação no retrolfato, mas com frutado também marcando presença, lembrando pêra e pêssego. Amargor discretíssimo. Final de média persistência, com fruta e tostado em harmonia.
Espumante que me surpreendeu. Bem feito e com bom custo. Menos complexidade que os espumantes elaborados pelo método tradicional, mas isso é uma característica, não um defeito. Fácil de beber, com açúcar residual em boa conta, servindo para bebericar ou acompanhar entradas, saladas e shushi.

.

Nenhum comentário: