23 abril 2011

Pasanau Ceps Nous 2008




A bodega Celler Pasanau, fundada em 1995, é uma pequena vinícola que controla cerca de 20 hectares de vinhedos, sendo 12,1 próprios em 9 parcelas na região do Priorato.

Esse vinho, o penúltimo da degustação, foi pra mim o mais gastronômico, um vinho moderno com potencial para guarda de 3-4 anos, sem nenhum problema.

Trata-se de um corte de 70% Garnacha, 20% Mazuelo, 4% Syrah, 4% Cabernet Sauvignon e 2% Merlot, com passagem de 4 a 6 meses em barricas francesas e americanas de segundo e terceiro uso. Produção limitada de 20.000 garrafas.

Na taça uma bonita coloração rubi. No nariz os aromas são de ótima intensidade, com lembrança a frutos mais delicados como cereja, algo de pimenta, boa lembrança da passagem por madeira, com notas de café e tabaco. Em boca tem boa estrutura, com acidez mediana e taninos finos, que ainda vão ficar ainda mais dóceis com algum tempo de guarda. Potência dada pelo álcool a 14,5% de teor.

Vinho amplo, equilibrado e, repito, vocação gastronômica. Acredito que tenha sido o vinho que mais agradou aos convidados dado seu estilo moderno e marcante. Expectativa de que melhore nos próximos 3 anos de guarda.

Boa compra, mesmo a R$ 98.

Nenhum comentário: