29 janeiro 2011

Viagem ao Chile - Casa Marin


Tínhamos grande expectativa em relação à Casa Marin, vinícola fundada por Maria Luz Marin que começou o plantio das uvas em 1999. Ao que parece é a única mulher que reúne as funções de enóloga e proprietária de uma vinícola no Chile. Seus vinhedos estão a 4 km em linha reta do Oceano Pacífico, sofrendo influência direta dessa clima que favorece a baixa produtividade e maturação mais lenta dos grãos em relação a outras regiões vinícolas chilenas.



Difícil foi encontrá-la, o que só foi possível porque me lembrei do nome Lo Abarca, que está em um de seus vinhos e é o povoado onde está localizada. Não há uma placa sequer, a não ser (obviamente) quando se está na porta da vinícola. Bom, mas aí já não precisava da placa!
Chegando lá fomos recebidos pelo Sr. Osvaldo, que é irmão de Maria Luz Marin, que nos conduziu pelas instalações da bodega e comandou uma degustação na varanda da construção principal. Estavam esperando um grupo de visitantes, então não puderam nos receber na sala de degustação, o que deixou tudo menos formal e mais interessante.
Na foto abaixo um mosaico no saguão do prédio principal, uma obra de uma integrante da família Marin (acho que uma irmã de Maria Luz).

Degustamos três ótimos vinhos: Gewürztraminer Casona Vineyard 2009, Sauvignon Blanc Cipreses Vineyard 2009 e Pinot Noir Lo Abarca Hills Vineyard 2007.

Percorremos parte da propriedade e tivemos oportunidade de ver como o solo é pobre, seco e com muita pedra, o que obriga a vinícola a buscar água a 15 metros de profundidade para irrigar as plantas por gotejamento. No inverno as baixas temperaturas castigam as plantas e é acionado um mecanismo que jorra água por cima da folhagem para evitar o congelamento das plantas (veja na foto). Segundo nosso guia, a produtividade nos vinhedos da Casa Marin chega a ser de apenas 1/3 em relação às vinícolas do Vale do Maipo, por exemplo.

Enfim, é uma charmosa bodega, com vinhos excelentes e que realmente pode ser chamada de "vinícola de boutique", pois sua produção é de cerca de 150.000 litros/ano de vinhos, que são exportados principalmente para o Brasil, que passou a ser o maior importador após a crise econômica mundial de 2008-2009, superando os Estados Unidos.

Veja todas as fotos em: www.facebook.com/vinhoparatodos

2 comentários:

Anônimo disse...

Gil,

Visita digna de nota mesmo. O local é distante e pouco conhecido. Incrível o grau de desinformação dos chilenos, sempre cordiais e dispostos a ajudar, mas nunca ouviram falar nas suas próprias vinícolas!

abraço


Jeriel

Leigo Vinho disse...

Realmente essa vinícola é especial e sente-se o toque da enóloga em tudo o que produzem. Tudo o que já provei deles é bom.
Abs