20 dezembro 2010

Casa Valduga Espumante 130 Brut #cbe

Esse espumante foi lançado em 2005 para comemorar os 130 anos da chegada à Serra Gaúcha dos primeiros Valduga vindos da cidade de Rovereto, província de Trento, na Itália. Por sua grande qualidade e o preço justo (faixa dos R$55-60) é meu espumante brasileiro preferido, sem dúvida uma das melhores relações qualidade x preço. Se pudesse, beberia até no café da manhã!

Por isso foi minha escolha para o comentário do mês para a Confraria Brasileira de Enoblogs, uma brincadeira que ajudei a iniciar há alguns anos e chega agora ao 50º vinho comentado. A escolha coube a um dos mais recentes confrades, o Silvestre do excelente blog Vivendo a Vida.

Esse espumante é produzido pela Casa Valduga com uvas Chardonnay e Pinot Noir do Vale dos Vinhedos, pelo método tradicional, como todos os espumantes da vinícola. A segunda fermentação em garrafa ocorre durante 36 meses, o que lhe confere uma boa complexidade, mas sem perder frescor. Sem dúvida é um espumante de padrão internacional, tanto que já ganhou medalhas nos mais prestigiados concursos do mundo.
Na avaliação às cegas de que participei no Encontro de Vinhos em Ribeirão, dei 90 pontos para esse espumante. Na ocasião foi o mais pontuado pelo Silvestre , com 91 pontos (relembre).
.
Na taça uma coloração dourado-claro. Perlage intensa, final, elegante e persistente. Aromas intensos, muita fruta em harmonia com as notas da fermentação. Na boca é marcante, equilibrado e gastronômico, sem ser pesado. Acidez em boa conta, com retro-olfato marcado por notas de fermento e casca de pão. Boa cremosidade e refrescância.
Final longo, com lembrança da fruta e do tostado. Álcool a 13%, sem aparecer em nenhum momento.
.
Não é um espumante safrado, pois é produzido com vinhos-base de várias colheitas, mas a garrafa que abri sofreu dégorgement em 2010. Especula-se que o 130 receberá uma parcela de Pinot Meunier em alguns anos, aproximando-o ainda mais dos champagne. Um espumante muito interessante para os brindes de fim de ano.
.
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Realmente Um grande espumante brazuca. Nível internacional. Parabéns!