15 novembro 2010

Dal Pizzol Espumante Brut

Em agosto estive pela primeira vez na Vinícola Dal Pizzol, localizada no Distrito de Faria Lima, em Bento Gonçalves. Das vezes anteriores eu sempre errei o caminho para a vinícola, mas dessa vez acertei e tive a grata satisfação de ser recebido pelo sr. Antônio Dal Pizzol, uma figura simpatissísima, que conduziu uma degustação muito interessante.
Os vinhos dessa vinícola são uma grande pedida quando se procura uma boa relação custo x benefício. Fiquei especialmente encantado com um Tannat deles e com o tinto comemorativo aos 35 anos da vinícola, que serão comentados aqui em breve.
.
Esse espumante recebeu a medalha de prata num concurso na França, sendo vendido no varejo da vinícola por R$ 28. Elaborado pelo método Charmat "longo", é um corte de Chardonnay, Pinot Noir e Riesling Itálico, com 12% de teor alcoólico.
Perlage intensa, “nervoso”, bolhas finas e espuma rápida, mas prevaleceu colar de bolhinhas. Quando servido apresentou aromas da fermentação. Depois apareceram frutos cítricos e frutos brancos.
Na boca é refrescante, com boa acidez. Leve. Cremosidade poderia ser um pouco maior. Final mediano, com prevalência para o frutado, com discretíssimas notas da fermentação. Boa relação custo x benefício. Atende bem a proposta de um Charmat a esse preço.
.

Nenhum comentário: