A palavra "Antuco" significa "água do sol", segundo a cultura indígena Mapuche, mas também é o nome de um famoso vulcão chileno. A região entre o vulcão e a Laguna da Laja ficou marcada por uma tragédia em 2005, que levou à morte 45 integrantes do Exército Chileno que marcharam durante uma nevasca sob o comando do major Patricio Cereceda e do comandante Luis Pineda. A conhecida "tragédia de Antuco" é a segunda maior catástrofe do exército em tempos de paz.
Mas como vinho e tragédia não combinam, vamos mudar de assunto e ficar somente com a bela imagem do vulcão.
..
Os vinhos Antuco são elaborados pela famosa vinícola Cremaschi Furlotti, a partir de seus vinhedos na região central do Vale do Maulle, de solo vulcânico e clima mediterrâneo. São exportados para cerca de 40 países e elaborados sob a supervisão do enólogo Rodrigo Gonzalez.
...
Esse chardonnay é encontrado na faixa dos $40-45. 25% do vinho passam 4 meses em barricas de carvalho francês. É um vinho com boa carga aromática, lembrança cítrica muito evidente, algumas notas remetendo a pêssego. No nariz há leve lembrança da madeira (abaunilhado). Na boca é melhor. Bom corpo e acidez refrescante e retro-olfato muito agradável, com nuances de frutos tropicais. Final de boa persistência, sem ser cansativo apesar da passagem por madeira. Vale o investimento!
.
Um comentário:
Sou leitor do blog a alguns anos, talvez desde o seu início.
Quero parabenizar os autores pelos dois últimos posts, que foram muito instrutivos. Gosto quando além do vinho comentam alguma coisa sobre a região, uvas, vinícola, etc.
Parabéns mesmo!
Beto.
Postar um comentário