05 julho 2010

Clos de Torribas Tinto Crianza 2005

Comentei esse vinho (safra 2004) sem muita empolgação. Encontrei a nova safra e pelo preço (R$25) resolvi experimentar. Trata-se da conhecida mescla de Tempranillo (90%) e Cabernet Sauvignon (10%). É produzido na região de Penedès pela Bodegas Pinord, fundada em 1942.
Este 2005 pareceu-me melhor que o anterior. É um vinho pronto para o consumo e com alguns traços de evolução, a começar pela coloração rubi com bordas levemente alaranjadas. Boa transparência.
Aromas iniciando com côco, poeira e fruta escondida. Agitando a taça um frutado maduro tomou conta.
Pouco corpo. Taninos marcantes e acidez refrescante. Fruta enchendo a boca em harmonia com madeira.
Final persistente, com prevalência de elegantes notas amadeiradas.
Ponto alto para o equilíbrio entre taninos, acidez e álcool (12,5%) e madeira ainda bem integrada com a fruta. Beba logo!
.
. . .


Obs.: detalhe interessante fica por conta do rótulo, que na safra 2005 ganhou um "de", transformando o vinho em Clos de Torribas (veja foto anterior). Outro detalhe que tem me chamado a atenção é que depois de comprá-lo por $25 ele está em OFERTA a $28,90. Incrível, não?

8 comentários:

Uma saudade disse...

Olá, poderia me passar, mesmo que seja em mensagem privada, alguns contatos de onde conseguir os vinhos que você resenha aqui? Tenho acompanhado o blog já há algum tempo, aliás, parabéns pelo excelente trabalho, mas tenho tido dificuldade de encontrar os vinhos de que você fala. Sou de Belo Horizonte, Minas Gerais, sei que talvez seja por isso mas se puder me ajudar ficarei muito agradecido.

Cordialmente,

Luiz

Anônimo disse...

Ainda sou cético em relação a esse vinho. Tomei duas garrafas da safra 2004. Achei sem corpo, aguado.
Mas tá cheio de sites recomendando-o.
Se fosse fácil de achar, recomendaria o Senorio de Los Llanos, Crianza ou Reserva. Estão nesta faixa de preço.

Administrador disse...

Realmente o 2004 era inferior a esse. Mas sugiro que experimente, até pra tirar a dúvida, afinal o ceticismo não combina com vinho. Falo de cadeira.

saúde.

EM! disse...

:o)) frequento um lugar que os vinhos em "oferta" ou "promoção" sempre tem o preço mais alto que o normal! O portuga justifica "vendo mais assim!"! E vende mesmo....rs

Anônimo disse...

Sou leitor desse blog e moro em Uberlândia. Acho que você está falado do supermercado Extra não é?
Vi o vinho na prateleira de ofertas e só não comprei porque li antes o seu comentário. Sugiro que coloque o preço dos vinhos e o lugar aonde comprou pra que os leitores daqui possam saber onde comprar ou onde não comprar de acordo com suas indicações.

HB disse...

Olá Ontem bebi um vinho clos torribas crianza da safra de 2007 estava muito bom gostaria de comprar mais dele sabe onde posso encontrar? Moro no Rio de Janeiro.

Tobe osasco. disse...

Tomei um 2007 se naõ me engano, em uma feijoada, a maioria preferiu caipirinha, eu tomei o vinho sem muita frescura e o achei muito bom , e bem marcante, ele e como o borelo de ravel,arrebata o expectador,e forte , e saborosissimo!

katiathirtysecenglish disse...

O que acham do 2012...ganhador de vários premios ?