13 março 2010

Pasquier Desvignes Côtes du Rhône AOC 2008

Quando recebi esse vinho da Sociedade da Mesa imediatamente consegui quatro motivos para desconfiar: 1) vinhos franceses a menos de $40 são normalmente uma roubada. 2) o produtor indicado na etiqueta é o mesmo do J.P. Chenet (Les Caves de Landiras). 3) na garrafa há a inscrição Mis en bouteille en region de production, que significa que o engarrafamento não se deu na propriedade ou vinícola, mas por "sabe-se-lá quem". 4) na garrafa há uma etiqueta de medalha de prata num concurso que premia até vinhos bolivianos (com todo respeito).
.
Mesmo com tantos pontos de desconfiança o vinho se saiu bem e as outras três garrafas que recebi foram abertas com entusiasmo. Elaborado com 60% de grenache, 30% de syrah e 10% de mourvedre, é um bom exemplar para quem quer conhecer o estilo de vinhos dessa região francesa a um preço acessível.
Vinho de cor púrpura brilhante, com lágrimas finas e rápidas (13% de álcool). Aromas em boa intensidade, frutos vermelhos delicados, com leve álcool no nariz. Pouco corpo, com taninos finos e boa acidez. Frutado tomando conta, com lebrança de discreto vegeta. Equilibrado.
Final persistente, com fruta madura e leve lembrança tânica.
Vinho simples e delicado. Ideal para bebericar ou para acompanhar pratos leves. .
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi. Também recebi esse vinho da Sociedade da Mesa e gostei bastante. Também não esperava muito. Agradou. Bebemos as 4 garrafas numa noite só, rsrsrs.

NOSSO VINHO disse...

Olá Boa noite.
No passado eu fui associado da Sociedade da Mesa e um dos motivos pelos quais cancelei a minha participação foi este vinho. Passei pelo mesmo processo de pesquisa que você fez e fiquei indignado. As garrafas ficaram em um canto de minha casa e eu nunca abri nenhuma. Nem na adega coloquei. Lendo seu artigo resolvi abrir. É verdade que hoje minha adega está muito vazia e eu nem tinha tantas opções assim. Mas o fato é que minha aversão ao vinho foi desmentida. Ele não é grande coisa, mas entrega os tais 40 Reais que pagamos.
Mas quer saber, eu não compraria outras garrafas.

Abraço
Paulo