28 setembro 2009

Costa do Pombal Tinto Douro DOC 2006

Este tinto duriense é produzido pela Vallegre Vinhos do Porto S/A. É um corte das tradicionais Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinta Barroca. Foi engarrafado somente em 2009.
É um vinho surpreendente, custando apenas $18. Apesar dos três anos de idade, apresentou-se muito agradável e sem defeitos, embora simples e descompromissado. Esteve melhor aos 17ºC.
De coloração púrpura, apresentou halo aquoso. Muitas lágrimas e boa transparência. Aromas medianos, com frutos silvestres maduros. Muito perfumado. A uma temperatura mais baixa a intensidade floral aumentou.
Pouco corpo, bastante leve, mas com taninos ainda presentes e pouca acidez. Equilibrado em boca. Fruta delicada com boa presença. Muito agradável, fácil de beber. Lembrança resinosa, como é comum em vinhos portugueses dessa região e faixa de preços. Final de boa persistência.
Não é excepcional, mas pelo preço que paguei foi uma ótima compra.

2 comentários:

Rua Sem Dono disse...

Caro confrade eu devo ser muito azarado, comprei esse vinho e dessa safra e estava completamente "morto", já para "vinagrado" impossível de se beber, que pena, pois adoro os vinhos portugueses. Quando comprei estava muito desconfiado, pois vinhos nessa faixa de preço dificilmente duram mais de dois anos, mas o vendedor insistiu que estava ótimo e eu arrisquei e me dei mal.
Um Abraço

Prando Piracicaba disse...

Pois pois...comprei pelo Douro ...DOC ano 2008. R$ 16,90 a garrafa. Aprecio alguns bons e pelo valor senti que seria aperitivo. Grata surpresa depois de refrescar a garrafa, pois moro em Piracicaba, cidade de clima quente no interior de SP. No meu caso, arrependi de haver comprado só 6 unidades. Dividi com amigos a primeira garrafa e foi até o fim. É um vinho para reunião e bate papo entre homens e mulheres e sucesso certo. Não pode é esperar a comparação com apreciadores, o acharão aguado.