Este é o 31º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs. A escolha foi dos confrades Rafaela e Cláudio, do Le Vin ao Blog. Um vinho fácil de se encontrar em qualquer região do país, a um preço acessível e produzido pela respeitada Vinícola Pizzato. Qualquer enófilo conhece a história do Merlot 1999 desta vinícola, que chamou a atenção dos críticos sobre as potencialidades desta uva em terras brasileiras.
A qualidade deste vinho, portanto, não é surpresa. Com passagem de 5 meses por barricas de carvalho americano, é chamado de "reserva" pela vinícola, um critério próprio porque a legislação brasileira não regula estes parâmetros, como se faz na Espanha, por exemplo. Com a nova Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos, quem sabe não se corrija isso?
.
Na taça tem coloração púrpura-violáceo, aparentando ser mais jovem que um 2005. Muitas lágrimas, grossas e lentas. Aromas iniciais fechados e terrosos. Agitando a taça abriu-se para frutado moderado (ameixas talvez) e um fundo de especiarias. Esperava mais complexidade.
Na boca apresentou corpo mediano, com gostoso adocicado na ponta da língua, que desparece logo. Taninos ainda presentes e acidez moderada. Retrogosto com boa presença de frutas maduras e madeira bem integrada, sem se sobrepor. Equilibrado, com álcool sem incomodar (13% de teor).
Final de média persistência, com permanência curta do frutado, prevalecendo um gostoso amadeirado. Boca seca, marcada levemente pelos taninos. Vinho com ótimo equilíbrio, privilegiando a delicadeza e elegância.
Representa bem a tipicidade da Merlot do Vale dos Vinhedos, embora não seja excepcional. Pronto para beber ou para guardar mais um ano.
.
3 comentários:
Olá, gostei da descrição. Comprei algumas garrafas desse vinho e gstei, mas não achei nada excepcional tb, até acho exagerado o rótulo de melhor vinho do vale dos Vinhedos. Gosto de seu blog e está nos meus favoritos a um tempo.
Conheço o Pizzato Merlot, desde 2003 quando estive em Bento e a vinicola ainda era bem familiar, tocamos a campainha do "escritório" da adega para sermos recepcionados. Na época levamos caixas do Merlot 2002 a menos de 20 reais, um custo benefício incontestável, hoje creio que temos competidores de peso na América do Sul com o preço atual, um bom vinho mas poderia ser mais competitivo. Parabéns pelo site.
Boa indicação, mas aqui em SP esse vinho está um pouco caro. Não consigo encontrar a menos de $45, o que é desestimulante (pelo menos pra mim rsrsrs). Parabéns mais uma vez pelo blog. Sou fã.
Postar um comentário