01 julho 2009

Pizzato Reserva Merlot 2005

Este é o 31º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs. A escolha foi dos confrades Rafaela e Cláudio, do Le Vin ao Blog. Um vinho fácil de se encontrar em qualquer região do país, a um preço acessível e produzido pela respeitada Vinícola Pizzato. Qualquer enófilo conhece a história do Merlot 1999 desta vinícola, que chamou a atenção dos críticos sobre as potencialidades desta uva em terras brasileiras.
A qualidade deste vinho, portanto, não é surpresa. Com passagem de 5 meses por barricas de carvalho americano, é chamado de "reserva" pela vinícola, um critério próprio porque a legislação brasileira não regula estes parâmetros, como se faz na Espanha, por exemplo. Com a nova Denominação de Origem para o Vale dos Vinhedos, quem sabe não se corrija isso?
.
Na taça tem coloração púrpura-violáceo, aparentando ser mais jovem que um 2005. Muitas lágrimas, grossas e lentas. Aromas iniciais fechados e terrosos. Agitando a taça abriu-se para frutado moderado (ameixas talvez) e um fundo de especiarias. Esperava mais complexidade.
Na boca apresentou corpo mediano, com gostoso adocicado na ponta da língua, que desparece logo. Taninos ainda presentes e acidez moderada. Retrogosto com boa presença de frutas maduras e madeira bem integrada, sem se sobrepor. Equilibrado, com álcool sem incomodar (13% de teor).
Final de média persistência, com permanência curta do frutado, prevalecendo um gostoso amadeirado. Boca seca, marcada levemente pelos taninos. Vinho com ótimo equilíbrio, privilegiando a delicadeza e elegância.
Representa bem a tipicidade da Merlot do Vale dos Vinhedos, embora não seja excepcional. Pronto para beber ou para guardar mais um ano.
.
Paguei R$ 35 pela garrafa nº 00795, de um total de 29.500.

3 comentários:

Luiz Fernando Macedo disse...

Olá, gostei da descrição. Comprei algumas garrafas desse vinho e gstei, mas não achei nada excepcional tb, até acho exagerado o rótulo de melhor vinho do vale dos Vinhedos. Gosto de seu blog e está nos meus favoritos a um tempo.

Unknown disse...

Conheço o Pizzato Merlot, desde 2003 quando estive em Bento e a vinicola ainda era bem familiar, tocamos a campainha do "escritório" da adega para sermos recepcionados. Na época levamos caixas do Merlot 2002 a menos de 20 reais, um custo benefício incontestável, hoje creio que temos competidores de peso na América do Sul com o preço atual, um bom vinho mas poderia ser mais competitivo. Parabéns pelo site.

Marcelo Coelho disse...

Boa indicação, mas aqui em SP esse vinho está um pouco caro. Não consigo encontrar a menos de $45, o que é desestimulante (pelo menos pra mim rsrsrs). Parabéns mais uma vez pelo blog. Sou fã.