05 janeiro 2009

Salton Volpi Pinot Noir 2007

Fui visitar a Vinícola Salton, no Distrito de Tuiuti, em Bento Gonçalves, para comprar dois vinhos: um Desejo Merlot 2005 (que ainda não abri) e este Pinot Noir da linha Volpi, que não é encontrado em lojas especializadas em razão da produção limitada. Após degustar o vinho com um dos atendentes, decidi pagar os $38 numa garrafa, embora o preço seja um pouco exagerado. Mas valeu a pena porque produzir Pinot Noir de boa qualidade em solo brasileiro não é tarefa fácil.
É um vinho de coloração rubi-violáceo, com boa transparência e lágrimas abundantes, típica aparência dos vinhos desta uva. Os aromas têm boa intensidade, com evidente frutado (frutas negras e silvestres) e floral bastante perfumado, indicando a qualquer "nariz com alguma experiência" tratar-se de um Pinot Noir. Álcool um pouco aparente (13% de teor).
Na boca é leve, redondo, com taninos marcando discretamente. Acidez no ponto, com retro-olfato bastante frutado. Um pouco "quente", mas sem estragar o conjunto. Amargor discreto acompanhando a degustação. Final longo, com boa integração entre madeira e frutado. Leve tostado no fundo da taça.
Por ser um vinho que passa mais de um ano em carvalho francês, o resultado é bastante harmônico e honesto, não deixando a impressão de que o enólogo quis esconder algum defeito "exagerando na baunilha".
Compraria outra garrafa, mas torço para que o preço caia nas próximas safras.

7 comentários:

Unknown disse...

Eu também gostei muito desse vinho, mas aqui em Brasília eu o comprei por R$ 29,00 em um distribuidor de bebidas (Super Adega). Os outros varietais dessa mesma linha estavam por R$ 23,00 e também são bons.

Acho que pagar R$ 38,00 direto na vinícola é bastante caro mesmo, esse seria o preço pago em um supermercado normal como Extra ou Carrefour.

Administrador disse...

Caro Victor, realmente o preço não é muito convidativo. Mas tenho minhas dúvidas a respeito da venda deste PN em supermercados. Sei que o restante da linha Volpi é facilmente encontrado, mas até onde eu sei a distribuição deste é bastante limitada.

Obrigado pela visita e comentário.

Saúde!

Cristiano Orlandi disse...

VPT,

Bebí numa degustação da Salton realizada pela ABS Campinas e este Pinot foi a melhor nota da noite... Superando o Talento.

Forte Abraço!

Cristiano
Vivendo Vinhos
www.vivendovinhos.blogspot.com

Rafaela disse...

Degustamos a safra 2006 e gostamos bastante. Temos uma outra garrafa desta mesma safra na adega. Conseguimos achar aqui no Rio por R$ 19,00

Já temos o vinho do mês?

Abs.

Fernando disse...

Realmente na vinicola caiu, está 28 reais. Estou em Bento a passeio e estou passando em muitas vinicolas (9 até agora). Até comentei na Lidio Carraro que conheci a vinicola por este blog. Dos que comprei, só abri o Salton Volpi Merlot. Pelos quase 20 reais que paguei, gostei bastante.

Felipe Fernandes disse...

Acabo de beber este vinho. Ouvi a indicação no programa do Roni Von, depois li sobre o vinho aqui no blog e depois de dois meses procurando em supermercados, acabei encontrando numa adega minúscula em Santo André/SP.
Gostei bastante do vinho e pretendo voltar à adega para adquirir mais uma garrafa. Me custou R$26,00.
Parabéns pelo Blog, já me guiou a ótimas escolhas.
Abraços!

Administrador disse...

Felipe, fico feliz que tenha ajudado na escolha de alguns vinhos.

Volte sempre e deixe seus comentários.

Saúde!

VPT