30 dezembro 2008

Santa Carolina Varietal Merlot 2007

Este é o 24º vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs, escolha do Jean, do blog O Tanino. É produzido pela tradicionalíssima vinícola Santa Carolina, uma gigante chilena que produz vinhos para todos os gostos e bolsos. Um sucesso no mercado brasileiro, sem dúvida.
Pela garrafa deste varietal paguei R$18,90, mas acredito que confrades de outras partes do país possam ter pago em torno dos R$15. Vale ressaltar que no site da empresa não consta nenhuma informação sobre este vinho, provavelmente elaborado apenas para o mercado externo, especialmente o brasileiro (será por que?). Por isso mesmo, imaginei desde o início ser um vinho simples. E é mesmo.
Sem passagem por madeira (acredito eu), foi capaz de demonstrar as características da Merlot cultivada no Chile, bastante delicado e diferente dos vinhos brasileiros, que têm mais estrutura e são mais apropriados para a gastronomia.
De coloração violácea, apresentou grossas lágrimas, que desceram lentamente as paredes da taça (13,5% de teor alcoólico). Pouco transparente, manchou a taça. Tem bons aromas frutados, com lembrança de framboesa e cereja, com especiarias bem discretas e leve adocicado no nariz (demonstrando a delicadeza da Merlot chilena). Na boca é leve, macio e redondo, com acidez evidente. Retro-olfato levemente frutado. Final curto.
É um vinho simples, como disse, cumprindo o papel da linha Varietal da vinícola. Não evoluiu depois de aberto. Não é ruim, mas tem pouco a dizer. Melhor sem comida. Beba logo!



Nenhum comentário: