25 setembro 2008

Masson-Dubois Pinot Noir Bourgogne AOC 2005

Dizem os especialistas que da Borgonha podem vir alguns vinhos simplesmente medíocres, especialmente se forem baratos. Este não é exatamente medíocre, nem barato (R$50). Apesar de ter sido um presente da minha esposa, não sai da minha cabeça a lembrança que "gastei" metade do valor, já que somos casados em "comunhão parcial de bens"! Trata-se de um vinho bastante comum nas lojas e melhores supermercados do Brasil. Importado pela Casa Flora, é produzido pela Masson-Dubois, casa fundada em 1803 e que produz vinhos em outras regiões francesas.
Na taça, coloração rubi, um pouco mais escuro que o esperado. Formação de lágrimas lentas. Aroma frutado discreto. Realce para aroma perfumado, lembrando "pó para maquiagem". Notas florais ao fundo. Vinho leve, com taninos marcando levemente. Acidez mediana e amargor bastante realçado. Leve adstringência. Final mediano, com prevalência do amargor, com frutado discreto, sem lembrança de madeira. Palato também adstringente. Álcool sem incomodar em nenhum momento (12,5% de teor). Um pinot noir bastante diferente dos sul-americanos que tenho comentado por aqui. Justifica a compra por ser diferente, mas não
é uma boa relação qualidade x preço.

2 comentários:

Gabriel Aleixo disse...

Olá! Vocês escolheram algum vinho para este mês? Se tiver, você me avisa?
Estou meio devagar com minhas postagens, mas não parei não. Gostaria de participar este mês.
Abraço!
Gabriel

Anônimo disse...

Apreciei o Masson Dubois 2006, muito gostoso apesar de não ser o de 2005 que foi uma das melhores safras recentes. Estive, agora, na Borgonha e lá apreciei diversos da safra de 2005 que realmente foram espetaculares (por exemplo um Grand Vin Chateua de Pommard 2005 - espetacular). Abraços, Joaquim.