25 julho 2008

Condado de La Vega Tempranillo 2005

Há algum tempo venho examinando as prateleiras dos supermercados na minha região, mas não consigo encontrar um vinho espanhol que me chamasse a atenção, além dos bi-varietais Osborne que já foram publicados aqui. Encontrei este vinho na Chocolândia (R$26) e resolvi arriscar, mas sem esperar muito, porque a própria vinícola sequer menciona sua existência no site. Provavelmente é daqueles vinhos apenas para exportação, que o produtor não tem coragem de vender no seu próprio país!
Apesar de toda a expectativa contrária, o vinho se mostrou bom. Nada excepcional, mas representou de forma razoável as características da tempranillo, mesmo porque não passa por madeira, o que deixa o vinho mais "didático". Foi produzido na Região de Rioja (DOC) pela Bodegas Avelino Vegas, casa fundada em 1950, que produz vinhos também nas regiões de Ribera del Duero, Rueda, Castilla y León e Rias Baixas.
Na taça, uma coloração granada, com halo aquoso, lágrimas rápidas e irregulares. Aromas de boa intensidade, frutos silvestres (provavelmente framboesa) e notas vegetais em segundo plano.
Na boca, vinho leve, com notas adocicadas. Taninos macios e acidez mediana. Equilíbrio com o álcool. Retro-olfato bastante frutado. Melhor em boca, sem dúvida.
Final médio, marcado pela "secura", mas com algum frutado. Vinho simples. Pronto para beber. Com comida, a acidez e o adocicado foram realçados. Mas na mesma faixa de preços há vinhos brasileiros com a mesma uva... e melhores!

Nenhum comentário: