10 junho 2008

Marson Reserva Merlot 2004

Li em algum lugar que os vinhos brasileiros que custam menos de R$ 20 são melhores que os importados na mesma faixa de preço. Não é uma verdade absoluta, mas no caso deste vinho, afirmo sem muito medo: não compre um merlot argentino, chileno ou italiano barato, quando pode pagar R$ 15 por este vinho da Vinícola Marson, que iniciou suas atividades em 1887 e está sediada em Cotiporã-RS, ao norte de Bento Gonçalves.
Comprei uma garrafa no Carrefour, mas se soubesse do resultado, teria comprado algumas mais, porque pode ser bebido no dia-a-dia, sem maiores pretensões. Um ótimo vinho para uma segunda ou quarta-feira, por exemplo.
No copo, uma coloração granada, com formação de muitas lágrimas, bastante lentas. No nariz, aromas característicos dos merlot brasileiros, com notas moderadas a frutos vermelhos e forte presença vegetal. Vinho leve, com tanino macios e baixa acidez. Álcool sem incomodar (12%). Retro-olfato muito gostoso, frutado, com final mercante e longo (madeira bem integrada), deixando a boca seca. Segundo a vinícola, o vinho passa seis meses em barricas de carvalho americano e mais seis meses em garrafa.
Com comida, melhorou demais, ficando mais doce e redondo. Por ser da safra 2004, talvez já tenha sido melhor. Vinho simples, mas correto e fácil de beber. Boa compra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabens pelo blog! estava a procura de uma site que me informasse justamente sobre os vinho populares que encontramos nos lugares comuns como supermercados e lojas de conveniência.
Muito bom! fica aqui o meu registro.