23 junho 2008

Etchart Privado Torrontés 2006

A uva torrontés é sinônimo de Argentina e de vinhos normalmente interessantes, em todas as faixas de preço. Este vinho, produzido pela Bodegas Etchart, vinícola fundada em 1850, é feito com uvas provenientes de Cafayete, na Província de Salta, a 1.750 metros de altitude. Me custou R$15,90 no Carrefour. Comprei várias garrafas após a primeira, pois tem uma excelente relação qualidade x preço. Uma bonita coloração amarelo palha, com notas esverdeadas. Certa untuosidade. Aromas florais, com algumas notas minerais, frutos brancos (abacaxi em calda, maracujá maduro).
Na boca, leve e refrescante, com acidez marcante (com agulhas, lembrando um Vinho Verde). Final de boa persistência. Retrogosto floral, com notas minerais aparecendo.
Só não sei se consigo explicar um detalhe: ao ser servido, antes de fazer o vinho girar, é possível sentir um intenso aroma lembrando a perfume feminino. Perfume mesmo! Imagine que interessante: um líquido para beber e para se perfumar.

7 comentários:

Unknown disse...

Amigão, eu que sempre estou por aqui agora abro um blog nesses mesmos moldes, o Degusteno. Avaliar pessoalmente e de maneira descontraída o vinho. Não acredito em concorrência, pois o que vale é popularizar o vinho e ter mais informações à disposição.

Já favoritei seu blog lá, pois ele sempre me foi fonte de consultas.

abraços

Sweet & Expensive disse...

Olá

Gosto muito de ler seu blog e gostaria de saber se tem interesse em falar um pouco sobre vinhos em algumas palestras.

Obrigada
Marina

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Prezado Amigo:

A avaliação do Pinot Noir Trivento vai entrar no blog Avaliador de Vinhos no início de julho. Tudo bem?
Sinto que precisa haver mais integração na nossa confraria. Por exemplo: relacionei nos favoritos do meu blog, acho, quase todos os blogs da confraria. No entanto, só o seu e o Escrivinhos, se não me engano, relacionaram o meu. Precisamos ser de fato uma confraria. Não concorda?

Administrador disse...

Marina, confesso que essa idéia nunca me passou pela cabeça. Mas, podemos pensar a respeito.

Envie uma mensgaem para o e-mail: vinhoparatodos@bol.com.br. Conversaremos sobre o assunto.

Saúde!

Di disse...

ola Vinho para todos, apos algum tempo afastado por motivos maiores, acredito poder voltar as postagens da confraria e do blog. Gostaria de pedir para que me confirmassem qual vinho para o mes de julho para que eu o providencie.

Di Vinho Viver

Unknown disse...

Afinal de contas, qual o vinho do mês? rsrs

O Diogo do Di vinho viver está achando que é um Santa helena. Agora "cafundiu" tudo! rsrs

Abração!

Anônimo disse...

Outro muito bom vinho das Bodegas Etchart é o Etchart Privado Cabernet Sauvignon 2006. Fica como sugestão. Excelente blog. Parabéns.