01 abril 2008

Cisplatino Pequeña Reserva Tannat & Merlot 2005

Este é o 14º vinho comentado para a "Confraria Brasileira de Enoblogs" e foi escolhido pelos confrades do Le Vin au Blog. Um vinho da Bodega Pisano, que produziu seu primeiro vinho em terras uruguaias em 1924. Atualmente, sua produção artesanal é de 350.000 garrafas por ano. Seus vinhedos ficam a 25 Km ao norte de Montevidéo, às margens do Rio da Prata. Comprei este vinho na Mistral, pagando R$20,50. Uma combinação entre tannat e merlot. A primeira, a uva símbolo do Uruguai, é naturalmente mais tânica do que as demais uvas tintas. Com uma parcela menor de merlot, buscou-se deixar o vinho mais dócil. O resultado foi bastante agradável, uma excelente relação qualidade-preço.
No copo, um vinho bonito, jovem, um rubi intenso e brilhante. Formaram-se grossas e abundantes lágrimas, que escorreram lentamente pelo copo. No nariz, aromas moderados, frutos vermelhos (alguma fruta silvestre?), algo químico no início e uma gostosa lembrança de madeira, nada de "essência de baunilha", uma leve lembrança de côco-queimado. Talvez o único ponto negativo: o álcool aparece fácil com a variação de temperatura (13,5%).
Na boca, corpo médio, com taninos vivos, dando certa rusticidade, mas nada dos exageros que se espera dos tannat. Boa acidez. Vinho fácil de beber, equilibrado. Melhor em boca do que no nariz.
Final de média persistência, com retrogosto amadeirado e elegante. Aliás, este vinho é muito mais elegante do que potente. Pode ser guardado por algum tempo ainda. Experiência muito boa.

4 comentários:

Colheita de Vinhos disse...

Olá Confrade,

Não consegui achar o vinho do mês, uma pena.

Abraços,

Guilherme

Colheita de Vinhos disse...

Confrades,

O Vinho do mês é o Santa Helena Siglo de Oro Cabernet Sauvignon 2006 para postagem dia 1 de Maio.

Grande abraço,

Guilherme

Colheita de Vinhos disse...

Olá Viva o vinho.

Vi postagens do blog gourmandise no LeVin au blog e Divinho viver eles querendo participar da confraria e perguntando como funciona. Se puderes verificar isso.

Obrigado.

(http://gourmandisebrasil.blogspot.com)

Anônimo disse...

Vinho para todos,
Bebi um uruguaio tannat/merlot Ariano e não gostei.
Tenho certeza de que esse da Cisplatino deve agradar muito mais até mesmo pela excelente qualidade dos demais vinhos desse produtor.
Ótima dica!
Abraço