11 março 2008

Dal Pizzol Pinot Noir 2007

A pinot noir é uma uva de difícil cultivo, muito sensível às mudanças climáticas. Dizem os especialistas que no Brasil dificilmente teremos um bom vinho produzido com ela, porque normalmente dão frutos com muita acidez e pouco açúcar. Ideal para espumantes, mas não indicados para os tintos. Tanto é que algumas vinícolas pararam de produzir tintos com ela (Casa Valduga) ou estão mudando a região para tentarem melhor sorte (Miolo). Mas eu continuo insistindo em provar nacionais com esta cepa de muita personalidade e história.
Desta vez, encontrei um vinho da Dal Pizzol, casa fundada em 1974, pelo qual paguei R$ 22 em setembro de 2007. Segundo o contra-rótulo, foram produzidos 15.000 litros (=20.000 garrafas). Abri a garrafa nº 01232.
Coloração para o rubi, com muitas lágrimas, lentas e grossas, apesar dos 12% de álcool. Aromas de média intensidade, remetendo a frutos vermelhos, com algumas notas herbáceas discretas. Álcool sem incomodar. Depois de um tempo, apareceram notas florais delicadas.
Na boca, corpo mediano, com taninos macios, redondos. Acidez mediana. Um pouco "quente" para um pinot noir. Final persistente, com retrogosto frutado. Vinho muito melhor na boca do que os aromas indicam. Revelou-se melhor aos 16ºC.
No geral, um vinho que surpreendeu, até pelo pessimismo que cerca esta uva no Brasil. Valeu a experiência. Vinho jovem, pronto para beber. A garrafa de nº 01240 me aguarda.



6 comentários:

Eduardo Lima disse...

Não sei se procede, mas sempre tenho boa impressão dos vinhos que vem em garrafas numeradas. Deu vontade de provar.

Obrigado pelo comentário lá no blog, confrade. Tenho tido trabalho demais e tempo de menos ejá estava ficando meio desanimado.

Rafaela disse...

Vinho para Todos,

conseguiu encontrar o vinho?

Pensamos também no Dal Pizzol Merlot, depois de olhar o pinot noir que você degustou...

Abrs.

Le Vin au Blog

Anônimo disse...

parece interessante esse.
e o vinho da confraria para abril?
ja foi escolhido?

espressa-mente! disse...

por nao desgustar o lançamento touriga nacional?

Gabriel Aleixo disse...

olá!
Habemos Vinum de março?

Abraço,
Gabriel

Anônimo disse...

Confrades,

Descupas pela demora em indicar o vinho do mês.

Gostríamos de indicar o vinho uruguaio Cisplatino Tannat / Merlot 2005 (Pisano) importado pela Mistral (http://www.mistral.com.br/product.aspx?idDept=0&idProduct=15287).

Não sei se será fácil encontrar este vinho em todos os lugares. Caso vocês tenham dificuldade podemos mudar a indicação para o brasileiro Dal Pizzol Merlot 2005.

Aguardo o breve retorno de todos.

Abs.,

Le Vin au Blog