01 dezembro 2007

Trivento Reserve Syrah-Malbec 2005

Este é o 10º vinho da "Confraria Brasileira de Enoblogs", escolhido pelo mais novo integrante da turma: Colheita de Vinhos. Todo mês são convidados todos os blogs brasileiros listados à direita.
Gostei da escolha e fiquei muito interessado nesta degustação. Achei o vinho a R$35, no Carrefour. Tenho certeza de que os demais enófilos pagaram menos em outros lugares. Aqui em Uberlândia há alguns exageros, mesmo nos supermercados.
A Trivento - Bodegas e Viñedos está bastante presente no mercado brasileiro. Gostei muito de um bi-varietal deles, mas era de uma linha mais básica e muito mais barato. Não tive como desconsiderar o preço atraente e naquela época acho que era menos exigente! O fato criou uma boa expectativa quanto a este, que agradou bastante, mas não chegou a ser um espetáculo. É um Reserve porque passa 6 meses em barricas de carvalho francês e americano.
No copo, um púrpura muito escuro, com boa formação de lágrimas finas. Aromas moderados de frutos vermelhos maduros. Algo de chocolate. Madeira bem discreta e bem inegrada. Floral ao fundo, provavelmente uma contribuição da syrah.
Corpo mediano, taninos redondos e notas doces. Boa acidez. Álcool presente, demonstrando ter seus 13,5%, mas sem incomodar nariz ou boca.
Retrogosto muito frutado, final de boa persistência, frutado e seco. Em todos os goles notei a presença de gás carbônico, na ponta da língua, permanecendo por alguns breves segundos. Não sei se é um defeito, mas não incomodou.
Um vinho fácil de agradar e pronto para beber. Melhor quando servido a 17ºC.
Os aromas indicaram que seria um vinho bastante modesto, mas na boca melhorou muito. Não é de grande complexidade, mas vale a pena conhecer. Quanto à relação qualidade x preço, acho que uns R$27 lhe fariam justiça.

6 comentários:

Colheita de Vinhos disse...

Olá Vinho para Todos,

Tivemos opiniões parecidas, até em relação a nota, que meus "89 - Muito Bom" equivale as suas 4 taças. O vinho me custou R$ 25,00 que é a média que você acharia o justo.

Em relação a nota, sinto que minha pontuação não é a mais adequada, pois por exemplo o meu 95 - Excelente ou 100 - Extraodinário seria em relação ao "Colheita de Vinhos", e não referente a uma nota como "Robert Parker" ou "Wine Espector", pois acaba criando uma referência. Acho que estarei passando minha pontuação algo parecido com a sua o que não cria um vínculo.

Abraços,

Guilherme.

Rafaela disse...

Olá, amigo Vinho para Todos.

Concordamos com você em relação ao dia da próxima postagem. Podemos escolher um novo dia. E, claro, o Gabriel pode indicar o vinho neste mês.

E por curiosidade, qual você achou o melhor dos 10?

Ah, quanto ao preço do vinho, aqui foi mais mesmo mais barato. E compramos no Carrefour.

Abraços.
Le Vin au Blog

Anônimo disse...

Olá, legal, vou colocar na minha lista de futuros...abçs

Unknown disse...

Poxa, nao sabia, senao eu tentaria participar
xD

O meu de hj, para o almoço será o Obikwa Pinotage.

Este que vcs escolheram tentarei prova-lo em breve.

abraços

Colheita de Vinhos disse...

Olá, estarei procurando pelo vinho do mês, te aviso assim que achar.

Abraços,

Guilherme.

Colheita de Vinhos disse...

Olá Vinho para Todos,

Achei o vinho indicado por você, e estou bastante animado com esta degustação, a garrafa é muito bonita e a vendedora falou bem do vinho .... então vamos a prova!!! até dia 30 ...

Grande abraço,

Guilherme.