25 agosto 2007

Ventisquero Clásico Syrah 2005

Os vinhos da chilena Ventisquero são facilmente encontrados no Brasil, a preços honestos. Este é da linha Clásico, a mais básica da casa, que me custou R$ 17,90 em dezembro/06, no Makro. Guardei por oito meses para deixá-lo arredondar, já que os syrah podem ser vinhos um tanto difíceis no início. Segundo o produtor, 50% do vinho passa por estágio de 6 meses em barricas de carvalho americano e mais 6 meses em garrafa, sendo vinho que suporta guarda de 2-3 anos. É feito com 100% de uvas da variedade syrah, provenientes do Valle do Colchagua, uma sub-região do Vale Central, a 150 km a sudoeste de Santiago. Nessa região, as uvas que necessitam de mais calor (cabernet sauvignon, carmenère e syrah) tem obtido bons resultados.
O vinho revelou-se pronto pra beber. No copo, coloração púrpura e bordas tendendo ao granada. Lágrimas em profusão. Aromas intensos de frutos frescos (ameixa, amora) e especiarias, dando um toque de complexidade a um vinho tão acessível.
Pleno em boca, bom corpo, com taninos redondos, boa acidez e álcool equilibrado. Retrogosto frutado e madeira bastante sutil, o que me agrada bastante, como tenho revelado em outras postagens. Final de ótima persistência.
Um vinho vigoroso, intenso, sem ser duro e alcoólico (apesar dos 13,5% de teor). Vinho honesto e de ótima relação qualidade-preço.




3 comentários:

Helô disse...

Prezado "Vinho para Todos"

Por razões estratégicas (somos 3 aqui em casa, e só 1 computador, o que num domingo chuvoso e frio significa uma fila inacabável que mal permite esquentar a cadeira), não pude ler teu blog em detalhes. Mas o pouco que li definitivamente me faz querer ler tudo, e com calma. Durante a semana, quando tenho o monopólio da máquina por algumas horas, certamente degustarei tuas palavras.

Minha relação com vinho é de pura paixão, mas sem o cacife necessário para bebê-lo com a frequência e qualidade desejadas. Portanto, sou uma enófila primária. Poderei aprender muito com a deliciosa leitura que me aguarda.

Por favor, avisa quando houver atualizações.

Um forte abraço gaúcho,
Helô

Administrador disse...

Helô,

obrigado pela visita. Espero seus comentários e críticas. Não creio que possa aprender muita coisa no blog, porque é feito por um amador, apenas um apaixonado pelo vinho que estabeleceu uma faixa de preços. Isso, por si só, impede que grandes vinhos sejam comentados, mas apenas os acessíveis à maioria dos brasileiros.
Depois, me informe seu e-mail que incluo na caixa de endereços para atualizações. Envie mensagem para vinhoparatodos@bol.com.br
Saúde!

Anônimo disse...

Olá, "vinho para todos", gosto de sua humildade, mas se vc é amador o que nós leitores assiduos somos? Acho muito legal vc comentar sobre vinhos com preços mais acessíveis, pois os preços dos vinhos ainda pesam em nosso orçamento. Hoje degustei um Fortaleza do Seival 2006 Tempranillo R$21,90, adorei. Abraços