29 março 2007

J.M. Calvet Côtes du Rhône AOC 2003

A Companhia Calvet foi fundada em 1818 por Jean-Marie Calvet, na cidade de Tain-L'Hermitage, no Drôme. Produz vinhos em várias regiões da França: na Borgonha (Beaujolais), em Bordeaux (Bordeaux Superior, Médoc e Saint-Emilion), além de varietais Vin de Pays, no sul da França.
Este vinho é produzido em Côtes du Rhône. Um corte de Grenache e Syrah (50/50). Repousa em tanques de aço inoxidável, sem passagem por madeira. Um vinho que merece explicação, antes de me acusarem de herege!
Paguei $39 na garrafa, que foi devidamente reservada para uma ocasião especial. Lindo rótulo, belo acabamento, boa rolha. Esperava um vinho aromático, com certo corpo, final de boa persistência. Enfim, um vinho que justificasse a tradição da vinícola e a fama do local. Infelizmente, encontrei um vinho bom, mas que não explica o preço. Espero que os comentários abaixo consigam demonstrar a frustração e me perdoem os que pensam em contrário.
No copo, púrpura tendendo ao rubi (quase vermelho), uniforme, sem alteração nas bordas. Boa transparência. Imagem de pouco corpo. Boa formação de lágrimas. Aromas muito discretos de frutos vermelhos delicados, algo como amoras. Difícil perceber com o vinho em repouso, dependendo de agitação para liberação destas sensações. No copo, um vinho leve, com pouco corpo. Boa estrutura, com taninos ainda presentes.
Retrogosto levemente frutado, com final de media persistência. Álcool marcante (13%). No fundo do copo, aroma desagradável, lembrando borracha ou látex (?)
Depois das anotações que fiz em minha caderneta, fiquei pensando sobre os motivos da frustração: será que o vinho já está em declínio? Foi mal armazenado? Fui eu que exigi demais? Não entendo nada de vinhos? Não sei! Talvez a última resposta seja a mais adequada.
Em síntese: é um vinho comum. Eu não comprarei outra garrafa, pois é caro pelo que apresentou. Se alguém conhece este vinho e discorda dos comentários, por favor, me corrija.


4 comentários:

João Barbosa disse...

Os vinhos franceses não andam muito bem cotados por aqui... O mesmo já não acontece na China. Tive informações que por lá é garantia de sucesso: beber francês dá status.

João Barbosa disse...

Queria eu dizer no comentário anterior, que na China marcha tudo desde que seja francês, do bom ao mau. O que importa é que seja francês.

Anônimo disse...

Ontem tomei uma garrafa deste vinho, pensei que iria abrir uma garrafa de vinagre, mas mesmo assim preparei uma picanha suina para acompanhar. Engano meu, o vinho estava perfeito, super aromático, cor vermelho com tons marrom, transparente, leve e com gosto incrivel, combinou com a picanha. Abraço.

Anônimo disse...

Amigão, por R$ 39 vc esperava o que???