31 dezembro 2006

Salton Volpi Merlot 2004


Penúltimo dia do ano, nada melhor que a descoberta de um excelente vinho.
Este merlot me leva a acreditar cada vez mais na honestidade dos vinhos da Vinícola Salton, de Bento Gonçalves. Já comentei um excelente prosecco e um "quase-excelente" cabernet sauvignon. O primeiro não perde em nada para italianos na mesma faixa de preço ($20-30). O segundo já foi premiado em concurso na França (safra 1999), o que já é um grande feito.
Nesta linha de vinhos finos a Salton homenageia Alfredo Volpi (1894-1988). Nascido na Itália (em Lucca), veio para o Brasil com menos de 2 anos de idade e é, por isso, considerado um dos maiores pintores brasileiros. Vamos ao líquido!
No copo, formou lágrimas que mancharam o copo com uma coloração roxa intensa e reflexos violáceos. De grande intensidade aromática, revelou frutos vermelhos e negros, com toques de especiarias, característica marcante da uva merlot. Alguma doçura e maciez (talvez baunilha), responsabilidade do envelhecimento em carvalho francês e americano (50/50).
Na boca, um sabor macio e intenso, sem álcool a incomodar, até mesmo porque é um vinho leve, com graduação alcoólica de 12,2%. Final muito agradável e persistente.
Um vinho excelente de uma safra muito boa (2004), que me custou R$ 25,00. Valeria ter comprado uma caixa. Quem sabe no ano que vem?
Degustado em 30 de dezembro de 2006.

7 comentários:

Leonardo de Araújo disse...

Concordo plenamente. Em todas as faixas de preço a Salton tem grandes valores.
O Classic Cabernet Sauvignon é vendido aqui por R$13,00 e é tiro certo. Avaliei-o até melhor que você, observadas nossas diferenças de metodologia.
A linha Volpi sempre me agradou também. Faz uns 2 anos que não tomo, mas o chardonnay sempre me impressionou.

Leonardo de Araújo disse...

Já corrigindo, revendo a lista. O Classic ficou com 4,5 aqui. Equivale mesmo a minha opinião sobre ele. Um consenso.

Administrador disse...

Leonardo, pelo que andei lendo, o chardonnay da linha Volpi foi bastante premiado por aí, apesar de que estas premiações devem ser vistas com cuidado. Mas o volume das medalhas para este vinho em várias safras é de chamar atenção.
Grande abraço!

Anônimo disse...

Considero o Volpi Merlot 2004 um dos vinhos com melhor custo/benefício que já tomei.Não fica longe do Salton Talento 2004.

Anônimo disse...

Salton Volpi Merlot 2004, a melhor relação custo/beneficio que já tomei. O Salton Talento 2004 não fica muito longe...

João Veloso disse...

Este é o meu vinho preferido.Quando ele chega nas gôndolas dos supermercados aqui perto de casa,esgota-se muito rapidamente.Como todo enófilo que se preza,eu fico experimentando outros vinhos,mas,quando eu não quero correr riscos,eu compro o merlot da linha Volpi.Parabéns pelo blog!

Paulo Cesar disse...

Acabo de bebe-lo na safra 2008 em 2015! Vinho fantástico. Leve e com um sabor marcante de frutas silvestres. Um custo benefício inigualável.