17 setembro 2006

Don Pascual Tannat Merlot 2005

Finalmente comento um vinho uruguaio neste blog. Demorei para compartilhar com os leitores algumas impressões de vinhos feitos com a variedade tannat, que normalmente dá vinhos mais tânicos que de outras uvas e tem nas terras uruguaias o terroir ideal para seu cultivo (cerca de 40% da produção do país). Aclimatou-se na segunda metade do século XIX pelas mãos dos herdeiros de Don Pascual Harriague, nobre francês de origem basca, que se estabeleceu no país em 1838.
Este vinho (cujo nome é uma homenagem ao introdutor da uva no Uruguai) é um bivarietal, feito pela
Família Deicas, na região de Juanico, com uvas tannat e merlot, esta última responsável por quebrar um pouco a dureza característica da primeira.
No copo revelou-se de cor púrpura, com as bordas tendendo ao rosáceo. Formou lágrimas intensas (provavelmete em função de seu teor alcoólico de 13%) que mancharam o copo. No exame olfativo, revelou boa fruta, com nuances de madeira, mas o álcool ofende um pouco o nariz.
Contrariando minhas expectativas, o vinho revelou-se bem macio, agradável e leve. De pouco corpo, possui final frutado-amadeirado pouco persistente. Um vinho com bom equilíbrio, que seria melhor avaliado caso o álcool não atacasse tanto os sentidos.
Um vinho para o dia-a-dia, que pode combinar bem com pratos pouco condimentados (carnes e massas). Bom custo-benefício, que me custou R$ 15,90.
Me pareceu ser um vinho sem muita estrutura para guarda, de modo que esta safra (2005) deve ser consumida logo, no mais tardar até 2007, desde que bem armazenada.
Degustado em 16 de setembro de 2006.

4 comentários:

Anônimo disse...

Quero parabenizar você pelo blog. Tenho seguido algumas sugestões suas. Algumas eu discordo, mas com os vinhos é assim.
Parabéns.
Marta Helena de Sousa
Petrópolis/RJ

Anônimo disse...

Os vinhos uruguaios têm surpreendido mesmo. Na faixa de preço, prefiro um tannat aos aguados da serra gaúcha!
Sérgio Lopes/SC

Administrador disse...

Caro Sérgio, acho injusto chamar os vinhos nacionais de "aguados". é certo que ainda temos que melhorar muito, mas já há excelentes vinhos produzidos na serra gaúcha. Obrigado pela visita e comentário.

Anônimo disse...

boa tarde, alguém poderia me informar onde posso comprar este vinho (Don Pascual Edición Limitada Syrah/ Tannat 2005), por gentileza, desde já agradeço, um abraço.
Anderson Lima