28 janeiro 2024

Um vinho, duas regiões :: Valmarino Double Terroir Chardonnay 2021


País: Brasil
Região: Pinto Bandeira / Encruzilhada do Sul
Produtor: Valmarino
Uvas: Chardonnay
Maturação: 13 meses em barricas de carvalho francês e americano
Álcool: 13%

Visitamos a vinícola Valmarino no fim de janeiro e ficamos bem felizes em encontrar um espaço remodelado e melhor preparado para receber o turista, sem deixar que os antigos encantos de 15 anos atrás, quando estivemos pela primeira vez por lá (relembre). Estão lá a mesma casa de pedra com atendimento no subsolo, a mesma cantina original e, claro, a simpatia dos funcionários e a qualidade dos vinhos. 

Provamos este Chardonnay em taça, em uma agradável manhã no jardim, que apresenta uma proposta interessante: reunir uvas de duas regiões diferentes (Pinto Bandeira e Encruzilhada do Sul), com boa maturação em barricas de primeiro uso e tostagem média. Sei que muitas vinícolas fazem isso, principalmente em vinhos mais "genéricos" e o consumidor por vezes nem sabe de onde vieram as uvas. Neste vinho a Valmarino resolveu assumir isso como um diferencial de qualidade para seu produto. Gostei disso!

O blend realizado é de 40% de uvas de Pinto Bandeira e 60% de uvas de Encruzilhada do Sul, na região da Serra do Sudeste. As regiões tem altidudes diferentes (670 metros e 432 metros, respectivamente) e certamente as condições climáticas, solo, enfim, o terroir resulta em uvas com características próprias e distintas, cabendo ao enólogo harmonizar estas diferenças. 

Nos aromas a lembrança nítida de frutos tropicais, principalmente abacaxi. Notas lembrando chocolate branco, casca de pão, baunilha, acredito que pela influência da madeira de primeiro uso. Convidativo. 

Na boca uma ótima acidez, com notas minerais e cítricas compondo um vinho bem harmônico, reunindo aspectos gastronômicos que me agradam e aromas interessantes. Equilibrado, com um perfil de maior potência da madeira, lembrando outros vinhos sul-americanos e mesmo norte-americanos. 

Final persistente, lembrando notas minerais e a presença de madeira. Pode ser harmonizado com muitos pratos à base de frutos do mar, queijos brancos mais leves, risoto de pera ou aspargos. Gastronômico, sem dúvida. 

A vinícola indica um potencial de guarda para 8 anos.

Para ver fotos da visita: https://x.gd/chX4u.


Detalhes da compra:

O vinho é vendido em lojas virtuais do Rio Grande do Sul na faixa dos R$ 169. 

Saúde a todos!





Nenhum comentário: