Avaliando

Há vários critérios para avaliação dos vinhos. Na Europa é comum dar notas numa escala de 1 a 20. O crítico Robert Parker criou sua escala que vai até 100 e revolucionou o mercado mundial. 

Aqui, a história é bem simples. Levo em conta algumas impressões e critérios que qualquer enófilo amador (como eu) pode usar: cor, aromas, acidez, teor alcoólico, final na boca, complexidade, potencial de guarda e preço. Algo bem simples que pode (e deve) ser questionado pelos visitantes do blog. Até porque apreciar um vinho depende de muita coisa. Se estiver comemorando o aniversário de namoro ou casamento, por exemplo, um vinho pode parecer mais atraente do que um dia sem qualquer significado mais importante.

Diante de tarefa tão complexa e subjetiva, preferi critérios menos "matemáticos", para que a simples visualização do número de taças que atribuo aos vinhos seja suficiente para o leitor compreender a avaliação.
.
RUIM - vinho sem nenhum atrativo, sem perspectiva de melhora e/ou com defeitos imperdoáveis. Não comentamos vinhos que estejam estragados.  
.
RAZOÁVEL - vinho que não tem defeitos graves, mas seus atrativos são poucos e não justificam uma nova compra. Escala: 76-79 pontos.
.
BOM - Nota destinada aos vinhos corretos, mas que não tenham tanta complexidade. Se for um vinho de boa relação qualidade x preço, pode ser uma boa pedida para o dia-a-dia. Escala: 80-84 pontos. 
.
MUITO BOM - boa compra, valendo cada centavo. Vinho com atributos superiores, independentemente do preço.  Escala: 85-87 pontos.
.
"QUASE EXCELENTE" - como o critério não é matemático, às vezes ficamos na dúvida a respeito do merecimento da nota máxima. Nesses casos, preferimos as quatro taças e meia. Escala: 88-89 pontos. 
.
EXCELENTE - deixará saudades. Nota atribuída a vinhos de qualidade indiscutível, independente do preço. Vale comprar caixas, se o preço permitir, claro. Escala: 90-100 pontos.

Aliás, falando em preço, esse é um critério que não conta na atribução da nota. Pode ser excelente um vinho de R$40 como um vinho de R$300, embora esses últimos eu só prove quando convidado. Outros fatores  que me interessam também são o potencial de guarda e a idade com que o vinho foi provado.

Como pode ver, critérios muito subjetivos. Mas, para alguns vinhos excepcionalmente podem aparecer pontuações (escala de 100 pontos) porque embora esse não seja o critério do blog, é um modelo internacionalmente utilizado em degustações às cegas. Então, é bom treinar de vez em quando.

O ícone acima indica ser uma compra "ótima compra", considerando o resultado que entrega pelo preço que custa. Critério introduzido no blog a partir de 10/09/2012.

Saúde a todos!