Cervejas

Imagem: http://historicindianapolis.com/

Mas, por que um blog de vinhos falaria sobre cerveja?

Bem, eu até já escrevi aqui sobre isso (relembre), mas ultimamente tenho pensado mais seriamente a respeito. Conto e contarei sempre com colaboradores para esse tema, porque estou longe de ser um entendedor desse vastíssimo mundo da cerveja, mas sou curioso e gosto de estudar a respeito de temas que me interessam. 

Quando comecei esse blog em 2006 meus conhecimentos sobre vinhos eram mínimos. Hoje, saí do mínimo para um conhecimento mediano, mas a experiência de degustar milhares de vinhos e escrever sobre mais de 950 (por enquanto), me fazem um degustador com certa experiência em vinhos. Essa condição eu quero adquirir também com as cervejas.

Então, penso em escrever sobre elas não com o mesmo estilo que aplico aos vinhos. A ideia é um texto mais informativo e menos subjetivo, com indicações de boas/ótimas cervejas que experimento no dia a dia, um pouco de sua história, notas de degustação, harmonização, preço e minhas impressões de consumidor que gosta e respeita essa bebida milenar. 

Uma informação importante que virá nos posts refere-se à família e ao estilo da cerveja. Nesse ponto - já que não há um consenso - adotaremos a classificação que o amigo Paulo Rabelo apresentou aqui no blog, em sua coluna Um pouco da história da cerveja. Assim, classificaremos as cervejas em Ale (cervejas de alta fermentação), Lagers (cervejas de baixa fermentação) e Lambics (cervejas de fermentação espontânea). 

A partir de cada uma dessas famílias indicaremos o estilo e algumas informações sobre ele. Vejam no quadro abaixo como esse mundo é vasto (obs.: nele não constam as Lambics):


Imagem: http://www.papodebar.com/

Para começar a brincadeira dividirei meus primeiros posts em dois tipos, embora isso possa mudar rapidamente:

* Cerveja do mês - indicação de um rótulo que eu tenha experimentado e gostado bastante. Como o próprio nome diz, farei o possível para indicar mensalmente uma cerveja que realmente valha a pena conhecer e que possa ser comprada facilmente no Brasil.   

* Uma cerveja clássica - daquelas cervejas obrigatórias, que você deve provar o quanto antes, que são ícones indicados pela literatura etc.

Para ajudar com informações seguras utilizarei basicamente três livros que tenho em casa a respeito do tema e que sugiro a leitura para aqueles que se interessem também em adquirir conhecimento:



Larousse da Cerveja, de Ronaldo Morado
A mais completa obra sobre um tema escrita por um brasileiro. Considero um livro obrigatório para qualquer iniciante no tema. 



1001 cervejas para beber antes de morrer, de Adrian Tierney-Jones
Na onda das listas de 1001 coisas pra fazer antes de passar dessa pra melhor, esse livro traz rótulos obrigatórios para qualquer cervejeiro, inclusive algumas cervejas brasileiras que você já deve ter experimentado e nem sabia que estava no livro.  



O livro da cerveja, de Tim Hampson. 
Esse livro traz muitas informações básicas sobre o universo da cerveja, mas está focado na apresentação de rótulos imperdíveis e na história das mais tradicionais cervejarias do mundo. São 1.700 rótulos objetivamente descritos pelo autor. 


Enfim, espero que gostem e contribuam com meu aprendizado enviando seus comentários. 

Saúde a todos!

Nenhum comentário: