27 janeiro 2024

Provando uma novidade no restaurante :: Cristofoli Instinto Corte Tinto 2022


País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Cristofoli
Uvas: Merlot e Tannat
Maturação: 12 meses em barricas de carvalho francês
Álcool: 14%

Provamos este vinho no restaurante Valle Rústico, uma das boas atrações do Vale dos Vinhedos, mas que está situado na zona rural de Garibaldi. É elaborado pela Vinícola Cristofoli, situada no distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves, e faz parte da Rota Turística Cantinas Históricas e Vale do Rio das Antas.

Um vinho com produção limitada a 3.000 garrafas, um corte de Merlot e Tannat com predominância da primeira, sem que a vinícola revele o percentual de cada variedade. O amadurecimento do vinho acontece com as variedades em separado em barricas de carvalho francês de média tosta por 12 meses, sendo o blend realizado após este período. 

Na taça uma cor bonita, rubi, com notas violáceas, denotando juventude. Aromas de frutos vermelhos e negros, com notas elegantes da madeira, um leve tostado, frutas secas e chocolate. A riqueza dos aromas vem para a boca, com taninos finos e macios, longo final e muita elegância. Vinho potente e elegante. Acidez bem presente, sem desequilíbrios.

No restaurante os pratos vinham em uma sequência que não deu para harmonizar tão cuidadosamente, mas a estrutura e elegância do vinho indicam que será boa companhia para assados, queijos maduros, massas com molhos mais encorpados e risotos igualmente potentes. 

Não é um vinho barato, mas a oportunidade de prová-lo em taça no restaurante proporcionou essa experiência muito interessante, de uma vinícola que ainda não conhecia. 


Detalhes da compra:

O vinho é vendido na loja virtual da vinícola por R$269 (veja aqui). 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: