País: Portugal
Região: Lisboa
Produtor: Adega São Mamede da Ventosa
Uvas: Aragonês (33%), Syrah (33%) e Castelão (34%)
Maturação: 3 meses em barricas de carvalho
Álcool: 13%
Quem acompanha este blog desde o inicio sabe que o propósito (até no nome) sempre foi a busca pelo melhor custo x benefício, isto é, o melhor vinho que o bolso de um brasileiro médio pode comprar. Comecei com vinhos bem baratos, o que hoje não é mais possível quanto em outros tempos. Mas, encontrar algo na faixa dos R$60-80 e que seja bom é uma grande vitória.
O produtor é a Adega São Mamede da Ventosa que tem vários projetos no Oeste de Portugal. Fundada em 1956, tem uma "histórica identidade cooperativista". O vinho é trazido pelo importador para ser um BBB (bom, bonito e barato) e entrega isso, sem dúvida. Não tem defeitos, não é grandioso, mas servirá bem a seus convidados e não fará feio. Aliás, o "bonito" fica por conta da apresentação. Eis a história contada pela vinícola:
"Um rótulo que carrega uma parte da história da cultura de Portugal. O rinoceronte Ganda chega em Lisboa, enviado como presentei para o Rei. No balão retrata-se o padrão mais popular da típica calçada portuguesa.Os vinhos Ganda são inspirados na história das calçadas portuguesas. Em 1514, Dom Afonso de Albuquerque recebeu um presente inusitado de outro rei, um rinoceronte fêmea conhecido pelo nome Ganda. Dom Manuel decidiu então realizar um desfile com os animais exóticos que possuía. Para proteger o suntuoso animal da lama das ruas, acredita-se que o rei ordenou a construção de calçadas, surgindo assim o tradicional calçamento português".
Na taça um vinho de coloração rubi. Aromas em boa intensidade, predominando frutos vermelhos silvestres e algumas notas da madeira. Em boca tem corpo médio, é equilibrado e tem boa acidez, com frutado bem intenso. Vinho equilibrado, de final logo e muito agradável. Sem arestas de álcool.
Harmonização: um daqueles coringas que gosto, algo típico dos vinhos com boa acidez e corpo médio, como os portugueses em sua maioria. Acompanhará muito bem uma infinidade de pratos, dos mais simples aos mais elaborados. Experimente com uma tábua de queijos e embutidos, pizzas, churrasco e risotos.
Veja o post no Instagram: https://x.gd/ZaTN1.
Detalhes da compra:
O vinho é comercializado pela importadora Domno para ter uma ótima relação custo x benefício. No site é vendido a $56, mas pode ser encontrado entre R$65-70 em Minas Gerais, o estado onde o vinho é mais castigado pelos tributos neste país.
Saúde a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário