23 janeiro 2024

Sim, existe Bordeaux que cabe no nosso bolso :: Signatures Bordeaux Rouge 2016



País: França
Região: Médoc (Bourdeaux)
Uvas: Merlot (70%) e Cabernet Sauvignon (30%) 
Maturação: 12 meses em barricas francesas
Álcool: 13% 

Não é fácil comprar Bordeaux na faixa de preços que costumo investir. Há o risco de comprar vinhos muito duros, ríspidos, de pouca personalidade e que, no final das contas, não entregarão na taça o que o investimento esperava. 

Mas, assistindo a um programa de TV cujo nome não me lembro, vi o apresentador/cantor/enófilo Ronnie Von recebendo uma convidada que levou este vinho para degustação. E foi muito bem recomendado, embora eu desconfiasse que o importador pudesse ter enviado para esse fim. Comprei mesmo assim, confiando no "pequeno príncipe" (apelido do cantor, para quem não sabe). 

Este vinho é elaborado na região do Médoc, região de Bordeaux onde a uva mais plantada é a Cabernet Sauvignon, seguida de perto pela Merlot. Ente as brancas a Sauvignon Blanc é a mais utilizada. O produtor é a Maison Schröder & Schÿler, fundada em 1739, e que adquiriu em 1925 o famoso Château Kirwan, classificado como “3ème Grand Cru Classé” em 1855. 

A linha Signatures é destinada a vinhos para o dia-a-dia, tendo também um branco que ainda não provei, um corte de Sauvignon Blanc (90%) e Sémillon (10%). 

Ao abrir esta garrafa já com oito anos de idade fui supreendido positivamente com um vinho de grande elegância, como esperava de um Bordeaux realmente bem feito e que valha a pena comprar. Parece já ter ultrapassado seu auge em razão de taninos já bem macios, mas ainda entrega muita qualidade, com frutado intenso, maduro, boa acidez, notas amadeiradas de muita elegância. 

É um daqueles vinho que dificilmente você bebe um gole sem prestar atenção, analisando cada nuance de aromas e sabores. Um tinto de classe que está no momento certo para ser aberto, podendo aguentar mais dois anos caso queira matar a curiosidade de beber um vinho com dez anos de idade. Eu abriria já, se tivesse outra garrafa!

Não sei a proporção do corte entre Merlot e Cabernet Sauvignon, mas a safra atualmente vendida pelo importador leva 70% e 30%, respectivamente, com passagem de 12 meses por barricas de carvalho, obviamente, francês.

Veja o post no Instagram: https://x.gd/J0Txj.


Detalhes da compra:

A Mistral vende atualmente a safra 2020 a R$ 165, mas comprei esta garrafa a R$ 189 em Uberlândia, na Wine Home. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: