24 dezembro 2023

Direto da terra das hortênsias :: Casa Valduga Terroir Exclusivo Riesling Renano 2023


País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Produtor: Casa Valduga
Uvas: 100% Riesling Renano
Maturação: sem estágio em madeira
Álcool: 12,5% 

Com é difícil encontrar um Riesling interessante e com um preço que cabe no bolso. Os melhores que bebi são alemães, mas a oferta desses vinhos é pequena e o preço é alto, normalmente. Além disso, há muitos vinhos que são doces ou meio-secos com um pé mais para o doce que para o seco. Então, nem me lembro a última vez que bebi um Riesling com aquela nota de petróleo que a literatura tanto fala. 

Esse vinho da Casa Valduga pertence à sua linha Terroir Exclusivo. A varidade é a Riesling Renano, que leva esse nome porque originalmente são cultivadas ao longo do rio Reno, na Alemanha. Aqui no Brasil foram plantadas na cidade de Nova Petrópolis, região da Serra Gaúcha também conhecida pelas hortênsias em abundância, clima ameno e boa altitude. 

Na taça uma coloração amarelo palha, bem brilhante. Nos aromas muita delicadeza, frutos brancos em predominância, algumas ervas aromáticas, chá, resultando em ótima complexidade e frescor já nos aromas. 

Embora seja um vinho meio-seco, não deu a sensação de adocicado enjoativo. Boa acidez e refrescância, com final longo e prazeroso, entregando em boca o que os aromas apontavam. Uma ótima pedida para acopanhar comida japonesa, frutos do mar, camarão na brasa, risotos mais leves e saladas. 

Não é um vinho para ser guardado. Suas características são para aproveitar agora em 2024!


Detalhes da compra:

O vinho é vendido no site da vinícola por R$ 149, preço que paguei aqui em Uberlândia na Wine Home. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: