26 janeiro 2024

Continua com a boa qualidade :: Aurora Chardonnay Pinto Bandeira 2022



País: Brasil
Região: Pinto Bandeira
Produtor: Aurora
Uvas: 100% Chardonnay
Maturação: 3 meses por barricas de carvalho americano
Álcool: 13% 

Em outubro de 2012 (relembre) conheci o projeto da Vinícola Aurora em Pinto Bandeira, região vinícola da Serra Gaúcha, município de Bento Gonçalves, e que detém o selo de IP - Indicação de Procedência. Naquela visita degustei pela primeira vez seu Chardonnay elaborado com uvas de vinhedos próprios, cultivadas naquela promissora região. 

Hoje tanto o projeto quanto os vinhos já são uma realidade, principalmente para nós que gostamos de preços mais acessíveis e boa qualidade. Não são excepcionais, mas entregam uma qualidade acima da média para os preços praticados. 

Esse Chardonnay tem rápida passagem por barricas americanas, o que lhe dão uma boa complexidade aromática, mas com bom equilíbrio, já que a fruta franca e fresca está bem presente. Vinho com notas frutadas, florais e nuances abaunilhadas. Na boca é leve, com alguma untuosidade e ótima acidez. Vinho um degrau acima do que chamaríamos de "descompromissado". 

Veja o post no Instagram: https://x.gd/RnXIs.


Detalhes da compra:

Provei esta safra 2022 no restaurante Di Paolo, onde antigamente ficava a Canta Maria. Lá o preço é de restaurante (R$ 75), mas no site da vinícola o preço está bem mais acessível. Vale a pena ter em casa para seus dias de beber vinho sem grandes pretensões de etiqueta. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: