26 janeiro 2024

Inusitado e excelente :: Estrelas do Brasil Extra Brut Trebbiano 2016



País: Brasil
Região: Serra Gaúcha
Uvas: 100% Trebbiano
Maturação: 58 meses de maturação
Álcool: --

Em fevereiro de 2012 conheci o Irineo Dall'Agnol, idealizador do projeto Estrelas do Brasil, juntamente com o enólogo uruguaio Alejandro Cardoso. Escrevi sobre esta visita aqui e remeto o leitor para a postagem (aqui).

As impressões que tive nas ocasiões anteriores permanecem as mesmas, mas agora também feliz com a ampliação das instalações, mais preparadas para receber o turista e realizar eventos. A vista continua linda e os espumantes ótimos e inusitados. Digo isso porque não é comum encontrar espumantes brasileiros safrados, "de guarda" e elaborados com variedades tão diferentes, como este Trebbiano

Interessante notar que é um espumante extra-brut, elaborado por um método que consiste "em iniciar a tomada de espuma em autoclave e engarrafar o vinho base no final de sua fermentação alcoólica, obtendo assim um espumante de única fermentação na garrafa". Ao final de 58 meses de maturação sobre as borras (sur lie) foi colocado no mercado. 

O espumante, segundo Irineo explicou, continuou evoluindo desde que foi ao mercado e deverá mudar ainda mais em seus aromas e sabores. Atualmente está com uma coloração palha, com boa formação de espuma e perlage de boa intensidade. Aromas bastante cítricos, limão siciliano. Em boca é um extra-brut por excelência, bem seco e gastronômico, acidez lá em cima, mas acompanhado de boa cremosidade. Final longo, persistente e prazeroso. 

As sugestões de harmonização são inúmeras, desde os tradicionais pratos da culinária japonesa até os frutos do mar da cozinha mediterrânea. A sugestão que o Irineo nos deu foi de polvo grelhado. 

Vale a pena dar uma olhada nas fotos desta visita: https://x.gd/sKi85.


Detalhes da compra:

O espumente é vendido tanto no varejo da vinícola quanto no site por R$ 120 (veja aqui). 

Saúde a todos!


Nenhum comentário: