22 outubro 2023

Que bela experiência :: Amitié Viognier 2022


País: Brasil
Região: Serra Gaúcha 
Produtor: Amitié  
Uvas: 100% Viognier
Maturação: 4 meses em carvalho francês
Álcool: 13% 

A Amitié (amizade em francês) é um projeto iniciado em 2018 pela enóloga Juciane Casgrande Doro e pela sommelier Andreia Gentilini Milan, que tem obtido ótimos resultados em concursos mundo afora com seus vinhos e espumantes. 

Já provei alguns espumantes, mas sem tomar notas ou fazer fotos, mas esse Viognier merece destaque por aqui, porque é uma uva que sempre gosto de experimentar e porque o resultado em taça é muito bom. Aliás, o resultado é excelente!

O vinho teve uma edição limitada a 12.000 garrafas, com o vinho passando 4 meses por barricas de carvalho francês. No visual tem coloração amarelo palha, embora a foto acima não colabore muito com essa ideia porque a iluminação não era boa. 

Na taça aparecem ótimos aromas frutados, lembrando pêssego, alguma fruta madura, mas cítrica e um floral em segundo plano. Tem uma lembrança elegante e harmônica da madeira também nos aromas e que se repete em boca, com um amanteigado prazeroso. 

Na boca é fresco, mas tem características que lhe dão um bom corpo, como a fruta madura e as notas amadeiradas. Uma certa untuosidade deu ao vinho uma elegância particular. Final longo e persistente. Poderá ser hamonizado com pratos com carnes brancas, saladas, frutos do mar, mas a acidez e o bom corpo lhe dão personalidade para aventuras mais ambiciosas.

Gosto da Viognier porque costuma dar vinhos elegantes, macios, aromáticos e de bom corpo. Este aqui foi uma ótima experiência e pode entrar na lista de vinhos brancos nacionais de ótima qualidade.     

Veja o post no Instagram: https://x.gd/6vTVi.


Detalhes da compra:

O vinho é vendido na faixa dos R$ 100-120 a depender da localidade. Paguei R$ 120 em um restaurante em Ribeirão Preto, mas a loja da vinícola está vendendo a preço melhor (veja aqui).  

Saúde a todos!





Nenhum comentário: