13 outubro 2023

A melhor safra até aqui :: Casa Valduga Terroir Exclusivo Gewürztraminer 2023


País: Brasil
Região: Serra do Sudeste
Produtor: Casa Valduga 
Uvas: 100% Gewürztraminer
Maturação: sem passagem por madeira
Álcool: 14% 

Em 2004 um Gewürztraminer da Casa Valduga me fez um apaixonado pelos vinhos brancos. Naquela época havia um pequeno vinhedo que dava uma produção muito pequena, então resolveram plantar novos vinhedos na Serra do Sudeste, região que estava se apresentando como muito promissora

Mas, como se sabe, é preciso tempo para que um vinhedo alcance seu maior potencial. Digo isso porque a safra 2023 é a melhor que provei desde que resolveram elaborar este vinho com as uvas de Encruzilhada do Sul. Um belíssimo vinho brasileiro da mais aromática das uvas viníferas.

Na taça o vinho tem uma coloração clara, um amarelo palha. Nos aromas tem ótima intensidade, com lembrança muito clara de flores brancas, frutas maduras, algo lembrando lichia e algumas especiarias. Dá ideia de ser um vinho "adocicado", lembrando algum espumante, mas é seco!

Em boca uma explosão de frescor, acide lá em cima, elegante, com muita fruta e notas florais se misturando. Final longo, frutado, com a boca salivando para mais um gole em razão da acidez. 

Um vinho para ser bebido jovem e uma ótima companhia para pratos mais leves, como peixes, frutos do mar, petiscos mais leves. Pode ser bebido sozinho, pois é muito agradável e prazeroso, mas algum prato que harmonize bem vai tornar a experiência ainda melhor. Talvez dê para brincar até com sobremesas mais untuosas, porque a acidez ajudará na harmonização. 

Veja o post no Instagram: https://x.gd/Cnbtr.


Detalhes da compra:

O vinho é comercializado na loja da vinícola por R$ 149. Um vinho com tiragem bem limitada, o que dá uma subida no preço, sem dúvida. Mas, vale a pena para conhecer as caracteristicas desta variedade. 

Saúde a todos!




Nenhum comentário: