21 julho 2019

Confirmando a excelência :: Almaúnica Reserva Merlot D.O. 2013


País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Almaúnica
Uvas: 100% Merlot
Maturação:  barricas de carvalho 50% francesas e 50% americanas, por um período de 18 meses, depois de engarrafado repousou nas caves subterrâneas da vinícola.
Álcool: 13,5%


Em junho estivemos na Serra Gaúcha e, como não pode faltar, fomos jantar no Primo Camilo, restaurante italiano em Garibaldi. Na carta uma boa quantidade de vinhos e espumantes brasileiros e alguns poucos importados. 

Começamos com esse tinto porque há tempos não provava nada da Almaúnica, que tem se notabilizado pela produção de vinhos com perfil mais do Novo Mundo no sentido de serem mais macios, prontos, com maior presença de madeira. O Syrah deles já se consolidou como um dos ótimos vinhos brasileiros para se experimentar. 

Quero adiantar que na sequência pedimos um Cabernet Sauvignon chileno à disposição na carta do restaurante, uns 40% mais caro que esse e, cá entre nós, não me deixou tão feliz quanto esse Merlot. 

O vinho já tem seis anos, mas sem nenhuma nota de evolução naturais para vinhos dessa idade e nessa faixa de preços. Coloração rubi, brilhante. Aromas em ótima intensidade com marcantes frutos vermelhos, ameixa seca e um abaunilhado da madeira, uma boa mescla de sensações aromáticas das barricas francesas e americanas utilizadas. 

Em boca é redondo, muito macio e harmônico. Taninos dóceis, acidez marcante, dando vontade de mais um gole. Final longo e prazeroso, com palato marcado pela madeira se sobrepondo delicadamente à fruta. 

Em razão de sua acidez acompanhou muito bem os diversos pratos de massas com molhos vermelhos, cogumelos, carnes vermelhas e também um pato muito bom.  


Detalhes da compra:

Esse vinho é vendido pela Almaúnica em sua loja virtual por R$ 77,00.

Saúde a todos!




4 comentários:

Rafaela disse...

Oi, Gil! Saudades de beber um bom vinho brasileiro. Por aqui, fico meio perdida entre tantas opcoes. Beijo. Rafa

Anônimo disse...

Tomar CS chileno com todas as opções que tem no Primo Camilo... tsc,tsc...

Administrador disse...

Rafa, precisamos nos encontrar para matar essa saudade. Mas, por enquanto, vá bebendo esses excepcionais brancos alemães. Acho que você consegue suportar, rsrsrs. Beijos.

Administrador disse...

Prezado Anônimo, você está coberto de razão. A curiosidade ficou por conta do produtor desse chileno... que tem uma vinícola na região. Mas, como dito no texto, não me agradou tanto quanto o Almaúnica. Abraço!