25 julho 2019

Vale a prova :: Larentis Teroldego 2015


País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos
Produtor: Larentis
Uvas: 100% Teroldego
Maturação:  6 meses em barricas de carvalho francês e mais um ano em cave
Álcool: 13,5%

Tive oportunidade de provar pouquíssimos vinhos com a Teroldego, uva de origem italiana, do extremo norte do Trentino, nordeste do país. Aqui no blog já apareceram vinhos da Angheben, mas a Lídio Carraro e a Salton também a utilizam, em varietais e principalmente cortes.

Os vinhos dessa uva podem variar entre os mais leves e descomplicados até vinhos robustos, mais encorpados e intensos, como é o caso desse Larentis da safra 2015 que comprei diretamente no varejo e das mãos da família.

Na taça tem coloração violácea. Aromas intensos, com lembrança de frutos negros, notas florais e um tostado presente. Bom corpo, com a intensidade e paleta de aromas se repetindo. Na boca o ponto alto é para a acidez marcante e a presença de taninos que ainda podem amaciar com mais um tempo de guarda, embora esteja em ótimo momento.

Vinho de personalidade, intenso, com final de ótima persistência e boca salivando em razão da acidez. Um leve amargor presente, mas pelo que se escreve da Teroldego, essa pode ser uma característica de seus vinhos.

Será uma boa companhia para uma infinidade de pratos, especialmente com carnes vermelhas, churrasco e massas com molhos mais rústicos.


Detalhes da compra:

O vinho é comercializado pela vinícola em sua loja virtual por R$ 65.

Saúde a todos!




Nenhum comentário: