18 setembro 2017

Foi bem com as pizzas, mas combina com quase tudo :: Torcicoda Primitivo Salento IGT 2014


País: Itália
Região: Salento (Puglia)
Produtor: Tormaresca 
Uvas: 100% Primitivo
Maturação: 10 meses em carvalho francês e húngaro + 8 meses em garrafa 
Álcool: 14%

Em uma noite de pizzas na casa dos amigos Marcel e Carol (Sabor Sonoro) levei esse vinho porque a alegria da uva Primitivo e a descontração de algumas fornadas na companhia de amigos combinavam perfeitamente. E de fato foi assim!

Por uma coincidência (juro que não foi planejado) é o segundo Primitivo em sequência que aparece aqui no blog. Embora eu prefira a diversidade de vinhos para aparecerem aqui, creio que os leitores não se sentirão frustrados, pois essa uva é muito querida pelos brasileiros, como escrevi no vinho anterior (relembre).

O vinho de hoje também vem da região de Salento, na Puglia, sendo elaborado exclusivamente com essa uva. A passagem por barricas não é tão longa e penso que os 10 meses acrescidos aos 8 meses de maturação em garrafa busquem a perfeita integração da madeira com a fruta, sem excessos. E foi isso que encontrei na taça. 


A bonita propriedade.

Na taça a coloração é rubi, com alguma transparência e reflexos violáceos. Os aromas são típicos, frutos vermelhos, especiarias e notas abaunilhadas. Na boca é fácil de agradar, harmônico, com taninos presentes, mas amaciados, sem serem rascantes, ótima acidez, fruta em abundância, com destaques para alguma presença de fruta em compota, temperos e a madeira em ótimo equilíbrio. Final persistente. 

Realmente um vinho muito fácil de beber, equilibrado, com estrutura (taninos + acidez) que ativam aquela vontade lá no fundo do cérebro de beber mais algumas taças!!!

Está em ótimo momento agora, mas poderia ser guardado por mais 1 ano sem problemas. 

Combina com uma infinidade de pratos e foi muito bem com todas as pizzas que saíram do forno, mas pode também ser um excelente par para queijos maduros, carnes grelhadas. 

Sei que muitos adoram a Primitivo apenas como aperitivo, mas sua vocação gastronômica pede um belo acompanhamento, mas calma... não vamos abri-lo com os pratos crus da comida japonesa, com tenho visto por aí.   


Detalhes da compra

Esse vinho é importado pela Winebrands, que o vende em sua loja virtual por R$ 149.

Saúde a todos!





Nenhum comentário: