24 setembro 2017

Bela experiência com um tinto brasileiro de 11 anos :: Marco Luigi Grande Reserva Cabernet Sauvignon 2006


País: Brasil
Região: Vale dos Vinhedos (Serra Gaúcha)
Produtor: Marco Luigi
Uvas: 100% Cabernet Sauvignon
Maturação: 20 meses de maturação em barricas de carvalho
Álcool: 13,5%

Na mesma noite de pizzas na casa do Marcel e da Carol esse tinto brasileiro "apareceu" na adega deles. Na verdade, ninguém sabe quem levou, nem quando... mas, como a adega me foi liberada não tive dúvida em abri-lo, movido pela grande curiosidade de provas vinhos com tanta idade. 

O vinho surpreendeu, porque mesmo com 11 anos de idade não apresentou demasiados sinais do tempo, como depósitos no fundo da garrafa, aquela fruta "passada do ponto" e um certo "peso" que pode deixar o vinho mais difícil de agradar. Ao contrário, esteve vivo e prazeroso durante todo tempo em que foi degustado, porque a primeira taça e a última foram minhas, justamente para observar essas características. 

Na taça uma cor viva, rubi, com bordas discretamente alaranjadas, fruto da ação do tempo. Sem turbidez. Lágrimas grossas nas paredes da taça. 

Aromas fechados de início, aparecendo notas terciárias. Com um tempo respirando na taça, apareceram notas de fruta em compota, leve tabaco e ervas secas.  

Em boca está macio, com taninos ainda presentes, bem finos. Acidez marcante. As notas de evolução, formaram bom conjunto com frutos compotados, feno, tostado e ervas secas. Madeira elegante, bem integrada. Final médio-longo, repetindo tudo. Vinho bem vivo e prazeroso, repito. 

A produção desse grande reserva foi limitada a 5.000 garrafas e abrimos a de número 2.900.


Detalhes da compra

Esse é um vinho que não é mais comercializado, mas considerando os preços das demais linhas acredito que custaria atualmente algo entre 80-100 reais. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: