22 fevereiro 2024

Não é mais um "malbecão" :: Bariloche Patagonia Malbec 2021


País: Argentina
Região: Neuquén (Patagônia)
Uvas: 100% Malbec
Maturação: breve amadurecimento em inox
Álcool: 14%

Quem já bebe vinhos com uma regularidade maior - vamos falar em dez anos, por exemplo - já sentiu uma mudança no paladar, no gosto pessoal. Nossas escolhas iniciais costumam recair sobre vinhos muito frutados, amadeirados, encorpados e alcoólicos. Normal, levando em consideração que o paladar do brasileiro médio tende ao doce, porque nossa alimentação está muito ligada às frutas, aos doces caseiros, ao café com açúcar e até à mamadeira com leite adoçado. 

Com o passar do tempo vamos mudando isso e escolhendo vinhos menos encorpados, menos tânicos, mais macios e "tranquilos". Dá para descrever como uma parábola: quem está começando está na parte ascendente da curva, quem é mais experiente está caminhando na curva descendente. Tudo isso me parece uma trajetória natural para o consumo de vinhos. 

Por já estar nessa curva descendente, preferindo vinhos mais francos, com a fruta mais fresca e sem grandes interferências, fico feliz quando ouço que há um certo movimento acontecendo na argentina no qual os enólogos estão buscando vinhos tintos mais leves, menos amadeirados, com menos extração de fruta. Em outras palavras, fugindo do "malbecão" a que nos acostumamos de tanto beber Catena e seus rótulos super concentrados.

O vinho de hoje é um desses vinhos fáceis e francos, sem (ou com pouca) passagem por madeira. Aroma muito fresco, com presença marcante de ameixas, cerejas e algo floral no fundo. Tem corpo médio e taninos macios, com acidez moderada. O frutado intenso em boca se repete no final de boca, longo e prazeroso.

Um vinho versátil para acompanhar diversos pratos, como pizzas diversas, carnes vermelhas ou mesmo para beber sem compromissos com uma boa tábua de pães, queijos e embutidos. 

Pronto para beber agora ou guardar por, no máximo, um ano para aproveitar todo esse frescor. 


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Enoteca Decanter e vendido em seu site por R$ 98. Aqui em Minas Gerais paguei R$ 109 em razão dos tributos. 

Saúde a todos!

Nenhum comentário: