19 maio 2019

Abrindo a adega :: Luiz Argenta Gran Reserva Merlot 2005


País: Brasil
Região: Flores da Cunha
Produtor: Luiz Argenta
Uvas: Merlot 
Maturação: sem informação da época, mas é costume da vinícola manter 12 meses em barricas francesas 
Álcool: 13,8%

Experimentar um vinho com 14 anos de idade pode ser prazeroso para muitos e decepcionante para outros tantos. Para esses últimos fica a dica de que não encontrarão, provavelmente, as características pujantes de um vinho jovem, seja em aromas frescos, vivacidade em boca e perspectivas de ainda melhorar na garrafa. 

Particularmente, quando abro uma garrafa assim, espero encontrar aromas terciários, que se desenvolveram com a longa guarda. Se for tinto, uma coloração mais clara, tendendo ao alaranjado ou atijolado, taninos mais dóceis e precisando de um tempinho para que eventuais aromas não tão agradáveis se dissipem. 

Posso assegurar que tenho alguma experiência em vinhos brasileiros de longa guarda!

Esse aqui se apresentou mais jovial que outros abertos com menos tempo em garrafa e todos foram guardados com o mesmo cuidado, em adega climatizada e na horizontal. Sem transtornos que pudessem atrapalhar o sono profundo!

A respeito dele escrevi assim em minha conta do ViVino

"Provando esse vinho de 2005 no dia 17/05/2019. São 14 anos de idade e em grande forma na taça. 

Coloração viva. Aromas maduros, algo terciário bem desenvolvido lembrando fumo, folhas úmidas, geleia de frutos vermelhos e feno. Bom corpo, acidez marcante, taninos finos. Sensações olfativas se repetem em boca. Final longo. 

Não guardaria por mais tempo. Em ótima forma para acompanhar pratos à base de carne vermelha".

Resumindo: bebemos em casa (2 pessoas) a garrafa toda. Eu devo ter ficado com uns 75% dela... nada de dor de cabeça no dia seguinte. 


Detalhes do produto:

Não sei quanto paguei pelo vinho à época da compra. Essa linha Gran Reserva não existe mais. A linha de mais alta gama hoje tem um Merlot ao preço de R$115. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: