03 junho 2018

Meu número :: Villard Expresión Reserve Pinot Noir 2016


País: Chile
Região: Vale de Casablanca
Produtor: Villard
Uvas: 100% Pinot Noir
Maturação: 15% do vinho passam 9 meses em barricas francesas
Álcool: 13,5%

Há tempos queria provar um Pinot Noir, uva que já foi muito frequente aqui em casa, mas com tantas experiências muito semelhantes ou pouco interessantes, acabei me afastando um pouco dela. Mas, ao encontrar esse vinho de um produtor de origem francesa e pertencente ao MOVI - movimento chileno de vinhateiros independentes, pensei que a experiência pudesse ser boa. E foi ótima!

O vinho tem sotaque francês, não porque a família de produtores tem origem por aquelas plagas, mas é porque na taça apresentou esse resultado, sem notas vegetais/herbáceas enjoativas e muita personalidade. Um vinho sério, elegante, com boa fruta e - infelizmente - veio em uma garrafa com 'apenas' 750 ml!!

Coloração rubi na taça. Típicos aromas da variedade, como morango, framboesa, notas tostadas vindas da madeira e especiarias em segundo plano. Mais encorpado que a média, mas nem por isso trouxe nuances enjoativas de madeira, excesso de fruta ou álcool. Fresco, com taninos finos e acidez mediana. Um belo conjunto. 

Sem mais, indico como acompanhante de massas com molho de cogumelos e aves assadas. Para acompanhar a culinária oriental também é uma boa pedida, embora tenha certa potência e pode não combinar tanto com a delicadeza de alguns pratos. 

Um dos Pinot que estão guardados com carinho em minha memória recente!


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Decanter, que o vende em seu site por R$ 115.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: