País: Portugal
Região: Vinhos Verdes
Produtor: Covela
Uvas: 100% Avesso
Maturação: sem passagem por barricas
Álcool: 12,5%
A primeira vez que ouvi falar da Covela foi através de um amigo (Celso Lima, infelizmente falecido, que era irmão de um dos proprietários da vinícola). Entusiasmado com o projeto ele trouxe para degustarmos esse branco (safra 2013), um tinto sem madeira e outro branco de gama superior. Para lembrar essas avaliações clique nesse link: goo.gl/XzUmJd
O vinho de hoje é um 100% Avesso, uma das 47 variedades permitidas na região para elaboração dos vinhos Verdes, é das mais importantes ao lado da Arinto, Loureiro e Trajadura, com as quais os produtores elaboram blends. Em alguns casos utilizam a Chardonnay também, como é um caso de um dos vinhos que comentei desse mesmo produtor.
Interessante observar que o nome Avesso vem das características diferentes que a variedade possui se comparada com as demais da região: tem alto rendimento, seu desenvolvimento é acelerado, é difícil de cultivar e vinificar, tem aromas e teor alcoólico fortes, mas baixo teor de acidez. É o "avesso" de suas companheiras.
Na taça o vinho tem coloração palha. Os aromas são muito frescos, com forte presença mineral, além de lembrança cítrica e floral. É seco, acidez presente e equilibrada, elegante. As notas minerais são mais presentes que o frutado e o floral. Refrescante, com boa vocação gastronômica. Final de boa persistência, com palato marcado pelo mineral.
Vinho de estilo diferente dos vinhos "adocicados" do Novo Mundo, em nada lembrando as notas tropicais de nossos Charnonnay sul-americanos. Certamente um vinho mais gastronômico do que festivo, vai harmonizar bem com comida japonesa, peixe frito e mariscos.
Detalhes da compra:
O vinho é importado pela Winebrands que o vende em sua loja virtual por R$ 80.
Saúde a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário