08 abril 2009

Marco Luigi Espumante Brut 2003

Conheci a vinícola Marco Luigi em outubro do ano passado e gostei de muita coisa por lá. A história da vinícola está ligada à chegada de imigrantes italianos ao Vale dos Vinhedos em 1875, mas o "registro" da vinícola ocorreu apenas em 1946. Tem um varejo bem estruturado e uma cantina pequena, mas interessante, construída numa encosta de pedras.
Este espumante brut é elaborado com uvas Chardonnay, da safra 2003. Certamente não tem o mesmo vigor de anos atrás, mas sempre acho interessante abrir vinhos com alguma idade para ver como envelheceram. Para este, o tempo não fez mal.
De coloração dourado-claro, apresentou perlage mediana, com bolhas irregulares. Apresentou bons aromas frutados, com leve lembrança de mel, fermento e casca de pão em segundo plano (aromas dados pela fermentação na própria garrafa - champenoise). Harmônico no nariz.
Na boca ainda está muito gostoso, sedoso e refrescante. Retro-olfato repetindo nariz, muito agradável. Final longo, com destaque para leve tostado e um pouco de mel, com frutado em menor intensidade.
Espumante que ainda está em forma, confirmando a boa reputação da casa. Se encontrar uma garrafa por aí e ela tiver sido bem cuidada, pode comprar.

4 comentários:

Sandra disse...

Olá... Essa vinícola é mesmo encantadora, assim como sua historia... mas o q mais me encanta é sua espumante Moscatel, uma delicia...quando puder confira.

Sandra - RS

Fê... disse...

Nossa...estou encantada...sou amante de vinho... parabéns!!!!

Administrador disse...

Sandra, experimentei o Moscatel deles na vinícola. É um produto muito bom mesmo, mas não degustei com a atenção necessária para comentar no blog.

Em todo caso, obrigado pela dica.

Saúde!

Debora disse...

Todos os vinhos e espumantes da Marco Luigi são bons, mas os meus preferidos são: Merlot Reserva da Familia e o Brut Reserva... não deixem de experimentar.
tim tim