15 maio 2008

Luiz Argenta Espumante Moscatel (2007)

A Vinícola Luiz Argenta foi fundada em 1999, pelos irmãos Deunir e Itacir, filhos de Luiz Carlos Argenta, na cidade gaúcha de Flores da Cunha. A empresa possui 65 hectares plantados, com uma produção anual de aproximadamente 300 toneladas de uvas brancas e tintas. Atualmente produz três espumantes (brut, brut rosé e moscatel), além de quatro tintos e um rosé. Por este espumante, produzido com uvas moscato e moscato giallo e elaborado pelo método charmat, paguei R$20,50, na Canta Maria. Não é safrado, mas o Lote 001 indica que foi engarrafado em 2007.
Coloração amarelo palha. Boa perlàge. Um pouco acima da temperatura, as bolhas estavam irregulares. Ao chegar em torno dos 6º C, ficou bastante visível que o espumante é bem cuidado.
Aromas florais característicos de um moscatel. Também lembrança de pêssego e abacaxi em calda.
Boa refrescância e equilíbrio entre açúcar, acidez e álcool. Leve. Certa cremosidade. Final agradável, de persistência mediana. Final marcado por um leve amargor, que não comprometeu tanto.
Espumante correto, mas sem ser excepcional. Um bom exemplar para os dias ou noites quentes. Acompanhará bem frutas e sobremesas.

Nenhum comentário: