11 março 2007

Miolo Seleção Branco 2005

Sempre que encontrava vinhos desta linha, em lojas ou supermercados, ficava desconfiado. Pra falar a verdade, nunca havia comprado. Afinal de contas, vinhos com corte de três uvas não fazem parte de nossa tradição vinícola. Já li críticos “aconselhando” a Vinícola Miolo a deixar de produzi-los, por serem vinhos muito ruins!
Mas há alguns dias, estava na casa de um casal de amigos e, lá pelas tantas garrafas, abrimos um Seleção Branco. Na ocasião, me pareceu bastante agradável. Resolvi comprar uma garrafa (R$ 16,90) para comentá-lo aqui. É da safra 2005, que tem sido anunciada como a melhor deste século.
O vinho é um corte de três uvas. Na teoria, a chardonnay é responsável pela estrutura e aromas, o riesling itálico pelo frescor e a sauvignon blanc lhe dá personalidade. Na prática, faltou um pouco de cada coisa, mas é agradável.
No copo, coloração amarelo claro, com tons esverdeados. Aromas florais discretos, notas de frutos brancos (pêra e maçã). Acidez moderada, mas com bom frescor. Vinho leve e agradável. Final curto-médio, com leve amargor, que não chegou a incomodar. Sensação de madeira no palato, embora não tenha informações de estágio deste vinho em madeira.
Resumindo: sempre achei que seria pior. Não é um vinho inesquecível, mas dá conta do recado. Fácil de beber, acho que agradará aos paladares que iniciam no mundo dos vinhos finos e secos. É um vinho do mesmo nível, por exemplo, do Terranova Muskadel 2005, que já comentei aqui (relembre), embora sejam vinhos diferentes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com você. O vinho é melhor do que a gente espera, mas não é lá grande coisa.
Parabéns belo blog. Tenho comprado vinhos que você avalia com 4 taças ou mais. Tem dado certo (rs).

Ana Cláudia Vieira