País: Itália
Região: Collio DOC (Friulli)
Produtor: Livon
Uvas: 100% Pinot Grigio
Maturação: sem informações
Álcool: 12,5%
Fiquei muito entusiasmado com esse vinho. Talvez até deveria usar a palavra encantado, mas vou preferir descontar algum percentual de álcool e as boas energias que talvez estivessem vigorando no momento.
O fato é que, independente da palavra usada, esse é um Pinot Grigio que merece ser degustado, se você gosta de vinhos brancos e prefere a elegância e delicadeza. Se sua praia são apenas os Chardonnay com madeira sobrando, talvez vá se decepcionar com este aqui.
Na taça a cor é clássica, um amarelo palha característico da variedade. Bons aromas, florais, algo cítrico e um toque de baunilha e nozes. Vinho de pouco corpo, mas aveludado, muito elegante, equilibrado. Tem um final de grande persistência e grande capacidade de harmonização, embora seja muito prazeroso se bebido sozinho.
Essa elegância e equilíbrio são conseguidos com cinco meses de amadurecimento nos próprios tanques de inox após o fim da fermentação. Após engarrafado segue mais um "longo período", segundo o produtor, para afinamento em garrafa antes de ser colocado no mercado.
Embora seja um vinho branco menos encorpado e sem passagem por madeira o produtor estima guarda entre 4 e 5 anos. Harmonizará com risotos, carne branca, aves e sopas (minestrone).
Detalhes da compra:
É importado pela Mercovino. Não é um vinho barato (faixa dos $150), mas se você é apreciador de vinhos brancos vale a pena.
Saúde a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário