21 maio 2017

Típico e elegante :: Santa Rita Medalla Real Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2012


País: Chile
Região: Vale do Maipo
Uvas: Cabernet Sauvignon
Maturação: 14 meses em barris de carvalho de 1°, 2° e 3° usos.
Álcool: 14%

Esse vinho foi uma boa surpresa na taça, porque eu esperava um vinho mais potente, com maior concentração de cor, taninos, madeira aqueles aromas característicos dos Cabernet Sauvignon chilenos. Enfim, um vinho mais intenso nessas características, com menos elegância. 

Mas, ao servi-lo e perceber seus aromas e características em boca fiquei feliz com a experiência de apreciar um vinho elegante, equilibrado e muito fácil de agradar. Obviamente, para aqueles que preferem a intensidade lá em cima, talvez não fiquem tão contentes. Aqui em casa foi aprovado: um típico CS chileno com um toque especial de elegância. Fácil de beber!   

O produtor é a Viña Santa Rita foi fundada em 1880 por Domingo Fernandez, na região onde hoje está localizada a vinícola principal, um lugar muito bonito que visitamos em 2011, no Vale do Maipo. A partir de 1980 o Grupo Claro tornou-se investidor e posteriormente o único acionista da empresa, cujo grupo também engloba as vinícolas Carmen, Terra Andina e Doña Paula, esta última na Argentina.  

Os vinhos dessa linha Medalla Real são elaborados com uvas de vinhedos mais antigos da vinícola. As uvas desse Cabernet Sauvignon são provenientes de vinhedos com 15 anos de idade, localizados no Alto Jahuel, com baixo rendimento. 

Na taça o vinho tem cor rubi brilhante. Os aromas são elegantes e de boa intensidade, com predominância de frutos negros como amora, figo seco, especiarias e um leve tabaco. Boa complexidade. 

Em boca tem corpo médio, taninos finos e acidez mediana. Por ser um vinho com 5 anos de idade ganhou muito equilíbrio e está em ótimo momento de consumo. A boa estrutura ainda permite que seja guardado por mais algum tempo em boas condições de armazenamento. Final de boa persistência e complexidade.   

Ideal para acompanhar uma infinidade de pratos, mas irá bem com carnes vermelhas assadas. Aqui em casa foi muito bem com um churrasco de picanha.   


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Winebrands, que o vende em sua loja virtual por R$ 127.

Saúde a todos!



2 comentários:

Anônimo disse...

Essa linha Medalla Real é excelente. Vinhos muito elegantes e de boa guarda!

Unknown disse...

Bom dia, gostaria de receber todas as informações de todos os vinhos em um book , é possível.
As informações me interessou.
Quero saber mais sobre a vinícola.
Heleno.
12 988963298.
Abraço.