24 maio 2008

Cave de Pedra Special Brandy 2004

Neste vinho temos um corte inusitado para os padrões brasileiros: cabernet sauvignon, ancelotta e merlot. Mas não é de causar muita surpresa, já que as vinícolas nacionais têm apostado em uvas não-francesas, nos varietais ou cortes. O mercado tem recebido bons exemplares com ancelotta, egiodola, touriga nacional etc. Talvez porque o consumidor exige novidades, algo natural num mercado em franca expansão (pelo menos no quesito "exigência").
É mais um vinho produzido pela Cave de Pedra, simpática vinícola de Bento Gonçalves, que já teve um vinho comentado aqui, um varietal da uva egiodola (relembre). Por este brandy, paga-se em torno dos R$35, mas recebi de presente quando minha esposa visitou a Serra Gaúcha.
No copo, coloração púrpura bastante escuro, com pouca transparência, formando lágrimas grossas e lentas. Aromas de boa intensidade, lembrando tabaco, chocolate e frutos secos. Embora não saiba o percentual de cada uva no corte, os aromas típicos da merlot pareceram mais nítidos, com a ancelotta dando um perfil diferente ao vinho. Pouca lembrança de cabernet sauvignon.
Corpo mediano, com taninos macios e boa acidez. Álcool equilibrado, sem incomodar em nenhum momento (13% de teor). Depois de um tempo, ficou mais aberto, ganhando em acidez e aparecendo notas evidentes de ervas (folhas secas). Final mediano, permanecendo uma elegante lembrança da madeira (carvalho francês), sem exageros.
Vinho que está no auge. Não deve melhorar com a guarda. Equilibrado e elegante. Um vinho a se conhecer, embora o egiodola tenha sido mais surpreendente.


4 comentários:

Anônimo disse...

Beleza de blog. Já está nos meus favoritos.

Anderson Piva/RN

Gabriel Aleixo disse...

Olá!
Já anotei o vinho do próximo mês, vou procurá-lo.
E até os comentários deste mês!
Abraço,
Gabriel

AVALIADOR DE VINHOS disse...

Alô, Confrade! Vou procurar o Vernus 2004 no Carrefour.
Enoabraço!

Diário de Baco disse...

Olá meu amigo...

Não consigo achar de jeito nenhum o blend do SH Vernus. Só achei o varietal Cabernet Sauvignon e ainda assim por R$ 68,00!!

Mesmo assim, na Imigrantes Bebibas o blend está pra mais de 60,00. será que vc não pegou uma promoção no Carrefour não?

abs!
Alexandre