Dois detalhes me fizeram comprar esse vinho: a região e a uva. Jumilla é uma DOP (Denominación de Origen Protegida) criada em 1966 e pertence à comunidade autônoma de Murcia. Por lá predominam os tintos com a uva monastrell. Quanto à uva moscatel, normalmente a relacionamos com vinhos doces, mas esse é um branco seco e muito interessante.
A Bodegas Juan Gil foi fundada em 1916 e atualmente é administrada pelos bisnetos de seu fundador, Juan Gil Giménez. Possui 120 hectares de terras, ocupados principalmente com a uva Monastrell, originária da região.
Na taça a coloração é amarelo palha, com reflexos esverdeados.
Na taça tem aromas em ótima intensidade, frescos, lembrança forte de flores, frutos cítricos, frutos brancos e toques minerais. Ótima complexidade, mesmo sem passagem por madeira. Demonstra as características da variedade sem qualquer interferência.
Em boca a intensidade se repete. Tem pouco corpo, mas apresenta grande frescor, é maduro sem ser adocicado em demasia, repetição dos frutos brancos e flores, com final de boa persistência aparecendo notas minerais muito claras, lembrança de eucalipto e mel dependendo da temperatura. Boca salivando e pedindo mais um gole. .
Vinho muito interessante, que pode ser servido como aperitivo porque tem frescor para isso, mas sua complexidade aromática e em boca pedem que acompanhe comidas leves, como saladas e pratos à base de frutos do mar. É seco e de personalidade. Os 13,5% de álcool deixam a sensação de mais corpo e intensidade, mas não há desequilíbrio. Aliás, trata-se de um vinho muito intenso e harmonioso.
Uma grande experiência!
Detalhes da compra:
O vinho é importado pela Mercovino e aqui em Uberlândia é vendido na faixa dos R$90.
Saúde a todos!

Nenhum comentário:
Postar um comentário