| O vinho tem uma breve passagem de 3 meses por barricas francesas e americanas. |
Fico bem contente quando encontro uma boa opção de vinhos em garrafas de 375 ml, especialmente se o preço é bom e a qualidade do vinho também. E acho que todo leitor do blog já quis um dia comprar um vinho pra beber sozinho ou porque a ocasião não pedia uma garrafa "normal", de 750 ml.
Pena que a oferta não é tão grande assim. Mas, dia desses fomos presenteados com esse vinho pelo Lucas, um argentino que mora aqui em Uberlândia e trabalha no restaurante Keiretsu. Ele pediu à sua mãe para trazer alguns vinhos e nos deu essa garrafinha, porque é um dos vinhos que ele costumava beber bastante quando morava na Argentina.
É elaborado pela Bodegas Callia, fundada em 2003 com o propósito de elaborar "vinhos de paladar amável", que podem servir ao consumidor em "sua casa, no restaurante ou para levar a outra casa como presente sem medo de errar". Está localizada na província de San Juan, ao norte de Mendoza.
O vinho leva 70% de Shiraz e 30% de Malbec, com passagem de 30% do volume por barricas francesas e americanas (50/50) por um curto período de 3 meses.
Na taça o vinho tem cor rubi, com boa transparência. No nariz um vinho muito perfumado, com início lembrando baunilha e côco, mas aparecendo em seguida um floral bem evidente, com muita fruta vermelha (cereja, ameixas) e algo lembrando "pó pra maquiagem". Pelos aromas esperava um vinho com notas doces, mas em boca é seco, de corpo médio. Tem um destaque mineral (salgado) que provavelmente vem do solo da região. Os taninos são finos e a acidez está presente em boa intensidade.
Final mediano, repetindo tudo, mas com notas de cedro e menta aparecendo no palato. Vinho equilibrado, amigável, fácil de beber e agradável aos paladares iniciantes bem como aos mais experientes. Não é um vinho grandioso, mas cumpre muito bem seu papel. Tem 13,5% de álcool, sem qualquer desequilíbrio.
Pronto para beber agora. Não é um vinho de guarda, porque nessa faixa de preços os vinhos tendem a serem colocados no mercado quase em seu auge. Aliás, como transcrito acima, essa é a intenção da vinícola com seus produtos.
Detalhes da compra:
Os vinhos dessa vinícola são importados pela Zahil, mas esse vinho especificamente não está no site deles. Talvez até não esteja no portfólio mesmo, mas fica a dica.
Considerando os preços das garrafas de 750 ml essa seria vendida aqui no Brasil entre os R$ 15-20. Apesar de não estar à venda (ainda), merece o selo de ótima compra.
Saúde a todos!


4 comentários:
A 2ª edição do “Mercado de Vinhos” do Campo Pequeno irá decorrer entre 1 e 3 de Novembro deste ano.
Este é o maior encontro de pequenos e médios produtores nacionais de qualidade com o grande público.
Agradecíamos muito se o pudessem divulgar na vossa página.
Obrigado.
Caro Gil,
Outro vinho para beber despreocupadamente que gosto muito é o Casa Miriam Unoaked Cabernet/Syrah, que custa na faixa de 23 a 27,00. Leve, agradável e muito delicado, até pela ausência de madeira.
Vou procurar o Callia Alta.
Um abraço.
Valeu pela dica, Paulo!
vou procurar o Casa Miriam, até porque os vinhos sem madeira também me atraem.
abração!
Ese es un muy buen vino. Conosco no solo ese corte de uva sino otros como cabernet-syrah, malbec- bonarda etc. Pues trabajo en el free shop Dfa de Uruguay. Frontera con jaguarao rs. Los invito que vengan a visitar nuestra tienda. Tenemos exelentes precios y le aseguro que mi atendimiento y experiencia en vinos los va a ayudar a descubrir nuevos mundos del mundo del vino. Mi nombre es christian y sera un placer compartir mis experiencias en el mundo vitivinicola. Hasta pronto.
Postar um comentário